Como qualquer outro desporto, correr é uma atividade que requer dedicação para se começar a gostar. Já ouviu falar na adrenalina do corredor? Aquela sensação de prazer, realização e alegria depois de uma boa corrida.
Quando se dedica a correr e não desiste, sentirá uma série de benefícios. Talvez não sinta a adrenalina logo no início, mas há muitas maneiras de correr que o farão sentir-se satisfeito. A parte mais difícil para ocorrer é manter a determinação. Há milhões de pessoas que conseguiram.
Arranje um bom par de sapatos
Leia mais:
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
Bons sapatos de corrida são caros, mas vão permitir manter a resolução. Se correr com sapatos velhos ou desadequados pode provocar lesões desnecessárias. Vá a uma loja de desporto e fale com alguém que entenda do assunto.
Comece devagar
Se vai correr pela primeira vez, não espere correr logo 4 ou 5 quilômetros. Tem que começar por alguma coisa e essa base é zero. Saiba que não se torna logo um grande corredor, mal sai de casa a primeira vez. Pausas são boas. Deixe o corpo recarregar energia e volte a correr. Vai custar um pouco á principio, mas passa. Celebre as pequenas vitórias. É a parte divertida.
Não faz mal caminhar.
Há programas para pessoas que começam a correr. Sendo, na primeira semana incluí períodos de caminhadas alternadas com corrida, afim de criar resistência. Caminhar não significa preguiça. Há atletas que nos treinos para a maratona incluem períodos de caminhada.
Lentamente adicione distância.
Se começar com longas distâncias logo no início, vai sentir-se frustrado e pode chegar a desistir. Estas coisas levam o seu tempo. Não espere correr 2 quilômetros em 2 dias. Não vai acontecer e se acontecer provavelmente vai sofrer lesões. Na corrida há uma famosa regra dos 10%. Não aumente a sua distância semanal mais do que 10%. Esta regra visa proteger o corpo e assegurar o progresso. Correr é um desafio, mas para obter benefícios, tem que manter o equilíbrio e começar devagar.
Ouça o corpo.
Os músculos vão começar a doer, é um fato. Vai passar de um estado de inatividade para outra com exercício físico várias vezes por semana. Mas há uma grande diferença entre musculos doridos e lesões. Se sente dores que pioram quando corre, provavelmente tem uma lesão. O mesmo para dores agudas. Tome atenção a estas dores. Descanse e se não passarem, procure um médico.
Não corra todos os dias.
Se fizer, vai-se lesionar. Se o organismo não está habituado a correr, vá com calma. O melhor conselho é começar com 3 vezes por semana, dando tempo ao corpo para se adaptar.
Não se compare com os outros
Somos todos diferentes em relação à forma e capacidade de correr. A melhor parte da corrida é que o adversário pode ser você mesmo. O objectivo é superar-se quer em distância quer em tempo. Os primeiros 2 quilômetros sem parar de caminhar pode ser uma grande vitória em relação ao ponto de partida. Assuma isto e divirta-se, bem como para as metas seguintes.
Seja paciente
Não vai começar a fazer quilômetros e mais quilômetros, o que é bom. Treine o cérebro para pensar a longo prazo e começará a olhar para trás e a ficar impressionado com os resultados.