Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Fique atento!

Cosméticos infantis possuem substâncias potencialmente perigosas, alerta estudo

Redação Bonde com Agências Internacionais
18 fev 2016 às 14:21

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

De acordo com um estudo feito pela ONG Women in Europe for a Commom Future (WECF), ainda há uma grande quantidade de substâncias potencialmente perigosas ou que pudessem causar alergias em cosméticos destinados a bebês. Entre eles estão inclusos xampus, lenços umedecidas e produtos para banho.

O estudo examinou 341 produtos cosméticos para bebês em julho e agosto de 2015 vendidos nas farmácias, supermercados e lojas especializadas na França.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na base de estudos científicos e avaliações das autoridades sanitárias da União Europeia e da França, a ONG classificou os ingredientes que compõem os produtos seguindo três categorias: "risco elevado", "risco moderado" e "risco baixo ou não identificado".

Leia mais:

Imagem de destaque
5 milhões de doses até o fim do mês

Vacinas contra covid-19 serão enviadas aos estados até esta terça

Imagem de destaque
Boa notícia

Brasil mantém tendência de aumento de cobertura vacinal infantil, diz ministério

Imagem de destaque
Estudo

Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS

Imagem de destaque
Novos focos

Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina


Os resultados mostrou que a grande maioria dos produtos são compostos por ingredientes de risco elevado, sendo 299 do total.

Publicidade


"Encontramos três ingredientes ou famílias de ingredientes classificados como 'risco elevado': um alergênico por contato (a metilisotiazolinona) em 19 produtos, dentre os quais sete lenços umedecidos; um conservante de efeitos tóxicos sobre a reprodução (o fenoxietanol) em 54 produtos dos quais 26 lencinhos; fragrâncias em 226 produtos, implicando riscos potenciais de alergias", explica a WECF em comunicado.


A ONG também encontrou quatro ingredientes ou famílias de ingredientes classificadas de "risco moderado" em 181 produtos: o EDTA, um composto muito presente em xampus e sabonetes líquidos, sulfatos (laureth e lauryl sulfato) que são agentes espumantes potencialmente irritantes, óleos minerais, provenientes do petróleo, que poderiam ser contaminados por impurezas.

A ONG, que se apoia numa rede internacional de 150 organizações ambientais e femininas presentes em 50 países, pede "a proibição de três ingredientes de risco elevado em todos os cosméticos destinados às crianças menores de três anos".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo