Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Pandemia

Covid-19 cresce e pressiona hospitais no interior de SP

Folhapress
30 nov 2020 às 08:25
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Cerca de um mês depois de passar para a fase verde do Plano São Paulo e em meio à campanha das eleições municipais, o interior do estado voltou a registrar crescimento nos números de novos casos, de novas mortes e de internações por Covid.


Campinas, Sorocaba e Taubaté são hoje as regiões em situação mais crítica, segundo o SP Covid-19 Info Tracker, ferramenta criada por pesquisadores da USP e da Unesp para analisar e monitorar em tempo real dados da pandemia em municípios paulistas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Essas três regiões mantêm o índice de retransmissão (Rt) do vírus muito acima de 1,0 -considerado o limiar para se definir se a pandemia está sob controle. Até sexta (27), projeções apresentavam Rt de 1,69 em Campinas, 1,75 em Sorocaba e 2,04 em Taubaté.

Leia mais:

Imagem de destaque
Agência Nacional de Vigilâcia Sanitária

Entenda o que é a Anvisa, agência que regula remédios, vacinas e comida

Imagem de destaque
Aedes avança pelo PR

Saúde confirma oito mortes por dengue em Londrina e Rolândia; confira dados do boletim

Imagem de destaque
Saiba mais

Tande, campeão olímpico de vôlei, sofre infarto

Imagem de destaque
Saiba mais

Confira quais são os direitos do consumidor na venda da operadora de plano de saúde


Com uma alta na taxa de transmissão do coronavírus e nas internações no estado, o governador João Doria (PSDB) disse que poderá retomar restrições e medidas de isolamento social. Apesar da pressão por enrijecimento do próprio centro de contingência da Covid-19, mudanças só seriam anunciadas nesta segunda (30), após o segundo turno das eleições municipais.

Publicidade


"Passou muito tempo, já deveria ter fechado tempos atrás. É muito conflitante porque vai entrar no período de Natal. Vai ser uma situação difícil de balancear", afirma Wallace Casaca, professor da Unesp e pesquisador do CeMEAI-USP (Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria) e coordenador do Info Tracker. "É chocante. Começamos a ver aumento em quase todas as regiões. E, infelizmente, vai piorar."


Parte dos técnicos do centro de contingência defendia que todo o estado voltasse já ao estágio amarelo. Mas João Gabbardo, coordenador-executivo do grupo, sinalizou que não haverá uma medida única para o estado todo.

Publicidade


Wallace defende que as regiões de Campinas, Sorocaba e Taubaté saltem direto para a fase laranja, a segunda mais grave, pulando a amarela.
Na fase laranja, shoppings centers, comércio de rua e serviços em geral podem funcionar com capacidade limitada a 20% e durante 4 horas seguidas. Bares e restaurantes para consumo local, salões de beleza e barbearias e academias de esportes ficam proibidos.


Já na fase amarela, shoppings centers, comércio de rua e serviços em geral podem funcionar com capacidade a limitada a 40% e durante seis horas seguidas. Salões de beleza e barbearias podem abrir, bares e restaurantes ficam liberados para atendimento ao ar livre, e academias fecham. "Logo que recai na fase verde, a [pandemia na] Grande São Paulo já começa a estagnar. E no começo de novembro ela começa a ascender. E a gente começa a observar um movimento parecido nas regiões adjacentes a São Paulo, que são Campinas, Sorocaba e Taubaté", explica Wallace.

Publicidade


"O vírus está saindo da Grande São Paulo e da Baixada Santista e começando a migrar para o interior, passando por essas três regiões. Já está respingando em Piracicaba e Bauru", afirmou."A impressão que eu tenho é que está avançando mais rápido dessa vez. O interior tem que acender o alerta desde já."


Cálculos da ferramenta indicam que as três regiões passaram a registrar alta em novos casos a partir da semana com início em 8 de novembro. Entre 25 de outubro e 26 de novembro, esse aumento foi de 88,6% em Campinas, 88,1% em Sorocaba e 77,9% em Taubaté.

Publicidade


Sorocaba e Taubaté apresentaram um aumento leve e constante de internações a partir do dia 8 (respectivamente, 31% e 42,4% no acumulado). Já Campinas, após várias semanas de queda, registrou um aumento abrupto (43,4%) de uma semana para outra a partir do último dia 22.


Entre 25 de outubro e 26 de novembro, a média de novos óbitos diários subiu 50% em Campinas e 150% em Sorocaba. Em Taubaté, as mortes apresentam estabilidade -o que pode ser explicado, no entanto, pelo fato de os óbitos suspeitos terem subido 167% nesse período. É possível que a partir da próxima semana essa região também apresente aumento na média diária de mortes.

Publicidade


O levantamento toma em consideração as regiões administrativas de saúde, que englobam 12 municípios em Campinas, 5 em Sorocaba e 6 em Taubaté. Dados da última semana, que terminaria no dia 28, foram computados apenas até o dia 26, o que indica que o cenário pode ser ainda mais crítico.


Em Americana, que faz parte da região de Campinas, a prefeitura passou a divulgar o boletim epidemiológico semanalmente em outubro, diante da queda de casos e de internações. Na última terça (24), retomou a divulgação diária.

Publicidade


Na sexta (27), a ocupação dos leitos de enfermaria para Covid do Hospital Municipal alcançou 83% -dos 18 leitos, 15 estavam ocupados. Na UTI, a ocupação era de 47% (8 de 17 leitos). Em relação ao mês anterior, o aumento na ocupação foi de 104% da enfermaria e 76,6% da UTI.


A prefeitura informou em nota que "está acompanhando o aumento da demanda, analisando dia a dia a taxa de ocupação" e que, "por enquanto, ainda não houve necessidade de ampliação".

Atualmente, as regiões com situação menos crítica e Rt ainda abaixo de 1,0 são Franca, Marília e Barretos, segundo o InfoTracker.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade