Uma menina de três anos morreu com sintomas de gripe aviária na capital do Camboja, Phnom Penh, após ter sido internada esta semana em um hospital, confirmaram à Efe nesta sexta-feira (24) fontes sanitárias do país asiático.
Som Lakan, diretor da seção de controle de doenças do Ministério da Saúde, declarou que é muito provável que a menina, Bon Sothy, tenha sido infectada pelo vírus H5N1 antes de morrer.
O funcionário acrescentou que as autoridades sanitárias devem anunciar de forma oficial o resultado da análise de amostras de sangue da vítima, oriunda da Província de Sampong Speu, a cerca de 40 km da capital cambojana.
Leia mais:
Vacinas contra covid-19 serão enviadas aos estados até esta terça
Brasil mantém tendência de aumento de cobertura vacinal infantil, diz ministério
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Caso fique comprovado que a criança foi contaminada pelo vírus causador da gripe aviária, se transformará na quinta vítima fatal da doença no Camboja, a primeira anunciada este ano.
Os últimos dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmam que ao todo já morreram 98 pessoas por causa da gripe aviária. Foram registradas mortes no Camboja (4), na China (10), na Indonésia (22), no Iraque (2), na Tailândia (14), na Turquia (4) e no Vietnã (42).