Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Diagnóstico do HIV

CTA recebe certificado de excelência do MS

Redação Bonde com N.Com
26 jul 2013 às 14:36
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Centro de Testagem e Aconselhamento de Londrina (CTA) obteve 100% de acerto na Avaliação Externa de Qualidade de Testes Rápidos para o diagnóstico do HIV e recebeu o certificado de Excelência nas avaliações do ano de 2012, feitas pelo Ministério da Saúde (MS) em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Fundação Alfredo da Matta.

De acordo com a gerente do Programa Municipal de Aids, Regina Cortez Gouveia, além de condecorar a equipe, o certificado é de extrema importância para a cidade de Londrina, porque demonstra a qualidade dos serviços prestados na Secretaria de Saúde.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"A população pode se sentir segura quanto à qualidade deste serviço. Além, disso, desde 2012 estamos em processo de descentralização dos testes rápidos para HIV, Hepatite B e C e Sífilis para as Unidades Básicas de Saúde, o que oportuniza acesso aos exames e o aumento do diagnóstico precoce das doenças. Com isso todos ganham, pois o paciente terá um diagnóstico precoce e pode manejar a doença de maneira a ficar menos doente e ter mais chances de viver mais e melhor. Além disso, sabendo de sua condição sorológica, a pessoa deixará de transmiti-la para outros", disse Regina.

Leia mais:

Imagem de destaque
Conhece?

Dificuldade no diagnóstico atrasa tratamento de neuromielite óptica, doença que pode cegar

Imagem de destaque
Da Unicamp

Nova tecnologia promete detectar HPV de forma rápida e barata

Imagem de destaque
Saiba mais

Mulher é curada de diabetes tipo 1 após transplante com células reprogramadas em laboratório

Imagem de destaque
UBS

Atendimentos por problemas digestivos mais que dobraram nos estados atingidos por queimadas


Atualmente, há 43 Unidades Básicas de Saúde capacitadas para a realização dos testes rápidos, sendo que a meta da Secretaria de Saúde é que até o final deste ano todas as UBS estejam habilitadas.

Londrina possui diagnosticados 2.048 casos de Aids, sendo que o Ministério da Saúde estima que para cada caso diagnosticado, há mais cinco pessoas com HIV que desconhecem sua condição sorológica, ou seja, a estimativa é que em Londrina existam cerca de 10.000 pessoas vivendo com o HIV. O CTA fica na Alameda Manoel Ribas, 01. Mais informações e esclarecimentos podem ser obtidos pelo telefone (43) 3378-0146.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo