Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Diagnóstico do HIV

CTA recebe certificado de excelência do MS

Redação Bonde com N.Com
26 jul 2013 às 14:36
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Centro de Testagem e Aconselhamento de Londrina (CTA) obteve 100% de acerto na Avaliação Externa de Qualidade de Testes Rápidos para o diagnóstico do HIV e recebeu o certificado de Excelência nas avaliações do ano de 2012, feitas pelo Ministério da Saúde (MS) em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Fundação Alfredo da Matta.

De acordo com a gerente do Programa Municipal de Aids, Regina Cortez Gouveia, além de condecorar a equipe, o certificado é de extrema importância para a cidade de Londrina, porque demonstra a qualidade dos serviços prestados na Secretaria de Saúde.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"A população pode se sentir segura quanto à qualidade deste serviço. Além, disso, desde 2012 estamos em processo de descentralização dos testes rápidos para HIV, Hepatite B e C e Sífilis para as Unidades Básicas de Saúde, o que oportuniza acesso aos exames e o aumento do diagnóstico precoce das doenças. Com isso todos ganham, pois o paciente terá um diagnóstico precoce e pode manejar a doença de maneira a ficar menos doente e ter mais chances de viver mais e melhor. Além disso, sabendo de sua condição sorológica, a pessoa deixará de transmiti-la para outros", disse Regina.

Leia mais:

Imagem de destaque
Alerta

Saúde pede atenção para casos de febre Oropouche no Brasil

Imagem de destaque
Como Yuri fez com a Iza

Um em cada dez homens traem a mulher na gravidez, diz estudo

Imagem de destaque
Entidades privadas

Conselho proíbe acolhimento de crianças e adolescentes em comunidades terapêuticas

Imagem de destaque
Nos EUA

1º transplante de laringe faz paciente com câncer recuperar a voz


Atualmente, há 43 Unidades Básicas de Saúde capacitadas para a realização dos testes rápidos, sendo que a meta da Secretaria de Saúde é que até o final deste ano todas as UBS estejam habilitadas.

Londrina possui diagnosticados 2.048 casos de Aids, sendo que o Ministério da Saúde estima que para cada caso diagnosticado, há mais cinco pessoas com HIV que desconhecem sua condição sorológica, ou seja, a estimativa é que em Londrina existam cerca de 10.000 pessoas vivendo com o HIV. O CTA fica na Alameda Manoel Ribas, 01. Mais informações e esclarecimentos podem ser obtidos pelo telefone (43) 3378-0146.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade