Os números de casos da nova gripe diminuíram, mas a doença não deixou de existir por causa do calor. O vírus continua circulando. Por isso, bons hábitos de higiene devem ser mantidos. "Ainda notificamos em média 260 casos de gripe todos os dias", alertou o secretário da Saúde Gilberto Martin. Mesmo em dias quentes, as unidades de saúde de todo o Paraná continuam a receber pacientes com sintomas da nova gripe prova de que o vírus continua circulando.
Na medida em que o risco de contaminação vem diminuindo, os bons hábitos tendem a ser esquecidos. "Se os cuidados forem mantidos, o número de casos pode diminuir ainda mais. Com isso, outras doenças infectocontagiosas são prevenidas, caso da conjuntivite, das viroses respiratórias, das infecções por rotavírus e das doenças próprias da infância", explicou Martin.
A nova gripe é transmitida pelo contato com secreções contaminadas. Por isso, medidas simples de higiene ajudam a desacelerar a transmissão do vírus H1N1, causador da influenza A, e perservam a saúde. Dentre elas, lavar as mãos frequentemente, utilizar álcool em gel quando houver necessidade, cobrir o rosto com um lenço ao tossir ou espirrar, higienizar superfícies como mesas, maçanetas e telefones.
Leia mais:
Estudo sugere que consumo de chocolate amargo está ligado à redução no risco de diabetes tipo 2
Lula tem alta da UTI e passa a ter cuidados semi-intensivos no hospital
Hemepar faz alerta para doação de sangue antes das festas de fim de ano
Ministério da Saúde amplia de 22 para 194 serviços voltados à população trans no SUS
"Lavar as mãos sempre que chegar da rua, antes de comer, e depois de ir ao banheiro deveria ser rotineiro. Água e sabão são extremamente eficientes. Mas, quando não existir a possibilidade da lavar as mãos, o álcool 70%, líquido ou gel, com registro na Anvisa, pode ser usado como alternativa eficaz. O sabonete não precisa necessariamente ser líquido. O importante é que a lavagem seja bem feita, com bastante espuma", disse.