Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Páscoa

Cuidados na hora de comprar chocolates e pescados

Redação Bonde
19 mar 2007 às 18:55

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O consumidor deve ficar atento ao comprar e consumir pescados e chocolates, muito procurados nos dias que antecedem a Páscoa. O alerta é da coordenadora de vigilância sanitária da Secretaria Municipal da Saúde, Rosana Zappe. "É melhor ir às compras informado, para não perder dinheiro e, o que é pior, colocar a saúde de familiares e amigos em risco e estragar esse momento de confraternização", afirma.

Mais importante que o quanto gastar, observa Rosana, é a qualidade dos alimentos. Por isso, ensina, é necessário verificar o aspecto do produto desejado, o prazo de validade e a forma de conservação. Com os chocolates, é preciso que eles estejam em local fresco e arejado e a embalagem, íntegra. Isso garante a proteção contra a contaminação por microorganismos causadores de doenças.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O cuidado deve ser ainda maior com os bombons. Eles são mais vulneráveis por causa do recheio e podem causar problemas se desrespeitadas as condições mínimas para consumo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Eficácia de 100%

Droga injetável contra HIV é eleita descoberta de 2024 pela revista Science

Imagem de destaque
Harvard

Estudo sugere que consumo de chocolate amargo está ligado à redução no risco de diabetes tipo 2

Imagem de destaque
Novo boletim

Lula tem alta da UTI e passa a ter cuidados semi-intensivos no hospital

Imagem de destaque
Reforçar os estoques

Hemepar faz alerta para doação de sangue antes das festas de fim de ano


O caso dos pescados é mais complexo. Isso porque as condições de conservação e forma de apresentação variam bastante - dependendo se ele for fresco, resfriado ou, ainda, salgado como o bacalhau. A aparência do peixe fresco é essencial. Ele deve estar em embalagem íntegra e com informações sobre o fabricante, o número de registro do produto, o selo de inspeção e a data de validade.

Publicidade


Se for resfriado, a temperatura de manutenção do pescado precisa ser inferior a 2ºC. Já o congelado tem que estar a 25ºC negativos. As escamas devem apresentar brilho metálico e estar fortemente aderidas à pele, que deve ser úmida e também completamente aderida à carne. As brânquias, por onde os peixes respiram, precisam ser rosadas ou avermelhadas. Os olhos devem ser salientes e a carne, firme.


Apesar de salgado, o bacalhau também precisa ter suas condições de procedência e manutenção avaliadas pelo consumidor. Esse pescado deve estar exposto à venda nas embalagens originais, a fim de que o comprador possa saber o país de origem e verificar tanto o selo de inspeção sanitária quanto o prazo de validade.

"O consumidor precisa estar consciente de que esse tipo de carne também se deteriora e, caso mal conservado ou com a validade vencida, pode apresentar ovos ou larvas de moscas, manchas brancas ou marrons causadas por bactérias e fungos, mofo e cheiro de rançoso. Para descartar esse tipo de produto, basta ir a bons estabelecimentos e fazer as compras com calma e avaliar o produto", orienta Rosana Zappe. (SMCS - Curitiba)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo