Com a chegada do final do ano a vida social fica mais agitada, com festas de confraternização da empresa, happy hour, ceia de Natal e comemorações que marcam a chegada do Ano Novo.
A fartura de comidas e bebidas é evidente neste período, por isso a atenção com a saúde bucal deve ser redobrada para evitar a formação de cáries, placas bacterianas, tártaro, o aparecimento de mau hálito ou até mesmo de doenças, como a gengivite.
Resistir as guloseimas e pratos requintados que compõem as festas de final de ano é uma missão quase impossível, já que as comemorações inspiram as pessoas a comerem e a beberem ainda mais.
Leia mais:
Brasil mantém tendência de aumento de cobertura vacinal infantil, diz ministério
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Mas segundo o diretor clínico, Edmilson Pelarigo Antonio, o período pede atenção redobrada com a saúde bucal, pois quem ingere alimentos ricos em açúcar, por exemplo, pode ser alvo de bactérias que se formam após 15 minutos do consumo.
"Este pequeno espaço de tempo é suficiente para que bactérias comecem a agir, formando cáries, placas bacterianas e tártaros, ou seja, o ideal é que a escovação seja feita logo após as refeições", revela.
Aos que são apreciadores do consumo de bebidas alcóolicas, vale ressaltar que a ingestão em excesso causa fatores desagradáveis à saúde bucal, decorrente da desidratação, como mau hálito, boca seca, além de descamação e irritação das células que compõem as mucosas, como gengiva, bochecha e palato. O vinho pode ser considerado um vilão aos que gostam de dentes brancos, sendo responsável por manchas e o escurecimento.
"Vale lembrar que outras bebidas também podem prejudicar a saúde bucal. As mais cítricas, como sucos, podem causam a perda da estrutura do dente, gerando assim a sensibilidade. Querido pelo público mais jovem, os refrigerantes possuem ácidos e corantes na formulação, que contribuem com o escurecimento dental.
Os sem açúcar contém aspartame, uma substância que se ingerida por um longo período pode levar a disfunções ósseas e causar o câncer de boca. Fechando a lista, os que preferem dentes mais brancos também devem evitar café e chá preto", explica Edmilson Pelarigo Antonio.
As pessoas não devem deixar de saborear pratos e desfrutar de eventos com petiscos no final do ano, o lembrete é para que apenas não esqueçam os cuidados básicos de higiene bucal, como escovação, fio dental e enxaguante, para manter um sorriso saudável.
O conselho para usuários de aparelhos ortodônticos é atenção redobrada devido a retenção de alimentos nos bráquetes e a mastigação de alimentos duros, que podem ocasionar na quebra do aparelho. É importante lembrar que além de ser considerado um cartão de visita, o sorriso é capaz de revelar os cuidados que as pessoas têm com o próprio corpo e com a saúde.