Exames preventivos, alimentação, exercícios físicos, reposição hormonal e a política de saúde para o público masculino são alguns dos temas da 1ª Semana da Saúde do Homem, que começa nesta terça-feira (22) e segue até domingo (27), em Curitiba. A programação do evento foi divulgada durante a Escola de Governo, no auditório do Museu Oscar Niemeyer.
O presidente da Associação Latino-americana de Uro-oncologia (Urola), Marcelo Bendhack, afirmou que serão discutidos os cuidados a serem tomados pela população masculina, que, de acordo com as estatísticas, tem menor expectativa de vida no Brasil. "Estudo feito com 160 mil homens mostra que as taxas de mortalidade podem ser reduzidas com exames feitos de maneira rotineira. Além disso, para evitar o aparecimento de doenças como o câncer de próstata, é preciso ter melhor nutrição, realizar atividades físicas e reduzir peso", detalhou.
O urologista alemão Christoph Seif, da Universidade de Kiel, afirmou que o câncer de próstata é o problema de saúde mais comum entre os homens com idade acima de 40 anos, fora as enfermidades dermatológicas. "O maior problema é que a doença não tem sintomas. Mas, a boa notícia é que atualmente podemos curar grande parte dos pacientes, quando o tumor é diagnosticado ainda pequeno. Por isso, é importante que as pessoas percam o receio e se informem, pois a prevenção é a melhor saída", destacou.
Leia mais:
Atendimento a dependentes de apostas cresce sete vezes no SUS, com alta entre mulheres
Aumento de casos de coqueluche pode estar ligado à perda de imunidade vacinal e cobertura insuficiente
Saúde alerta para a necessidade da vacinação contra a coqueluche para conter o aumento de casos
Falta de Ozempic em farmácias leva pacientes à busca por alternativas
Câncer de próstata
O secretário estadual da Saúde, Gilberto Martin, lembrou que há cerca de um mês o governo federal lançou a Política de Atenção à Saúde do Homem, que inclui o repasse de recursos para governos estaduais e municipais e que tem como enfoque o enfrentamento do câncer de próstata e de outras doenças, como as relacionadas ao sistema circulatório. "Por vezes, esses assuntos são encarados como brincadeira, o que gera preconceito e desinformação. Isso afasta as pessoas do tratamento. Precisamos tratar o assunto com seriedade, pois o diagnóstico precoce é importante e ajuda a salvar vidas", concluiu.
Programação
A abertura da 1ª Semana da Saúde do Homem está marcada para a noite desta terça-feira, na sede do Conselho Regional de Medicina (CRM-PR), com a participação de especialistas em urologia, cardiologia, geriatria e psicologia, entre outras especialidades. Na quarta e quinta-feira, as atividades ocorrerão na Universidade Positivo, com diversas palestras. Mais informações podem ser obtidas no site www.uro-onco.net.