Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Veja o vídeo!

Cursos de Design de Moda e Enfermagem ensinam a confeccionar máscara em SMS

Agência UEL
24 mar 2020 às 10:54
- Reprodução/Agência UEL
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os cursos de design de moda, do CECA (Centro de Educação, Comunicação e Artes), e de Enfermagem, do CCS (Centro de Ciências da Saúde), produziram um tutorial para ensinar a confeccionar máscaras descartáveis em SMS, o Spunbond Meltblown Spunbond. Esse material é vendido pela indústria como um não tecido. É muito usado para embalar instrumentos cirúrgicos. O tutorial pode ser usado para a confecção das máscaras por qualquer hospital e clínica que tenha o SMS.

O tutorial da UEL (Universidade Estadual de Londrina) alerta que essas máscaras são para uso em situações extremas e devem seguir as recomendações de uso das máscaras de TNT descartáveis. O projeto do design e da enfermagem fornece - além do tutorial - os moldes e um manual técnico para a confecção das máscaras, ensinando o processo de costura. As responsáveis pela proposta de confecção das máscaras em SMS são as professoras Danielly Negrão, do Departamento de Enfermagem/CCS e Thassiana Miotto, do Departamento de Design/CECA.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade



Confecção

Leia mais:

Imagem de destaque
Campanha antecipada

Mutirão vacina 6.799 pessoas contra a gripe neste sábado em Londrina

Imagem de destaque
Cranioestenose

Bebê paraguaio nasce sem espaço para o cérebro se desenvolver e faz cirurgia em Londrina

Imagem de destaque
Srag

Casos de síndrome respiratória aguda grave aumentam em todo o país

Imagem de destaque
Leonardo Riella

Comandado por brasileiro, transplante de rim de porco a paciente vivo usou técnica ganhadora do Nobel


Os professores do curso de Design de Moda, conforme a professora Thassiana Mioto, estão se mobilizando, com o objetivo de organizar a confecção de máscaras e pijamas a partir do SMS, para direcionar ao HU (Hospital Universitário), caso a instituição venha a precisar. O pedido à professora foi feito pelo vice-reitor da UEL, Décio Sabbatini, que é professor do CCS.


Durante o final de semana, a professora Thassiana Miotto, em parceria com a professora Danielly Negrão, confeccionou alguns modelos para serem testados no HU/UEL. Outra Uma professora do Departamento de Design de Moda conseguiu uma doação grande de SMS com a indústria. "Hoje a gente começa uma nova frente que é pensar a logística da produção [das máscaras e pijamas]".

A professora Danielly Negrão, do Departamento de Enfermagem, integra o NINTER (Núcleo Interdisciplinar de Resíduos) da UEL, que pesquisa há algum tempo a destinação final para o SMS, descartado pelo HU/UEL. Os professores do NINTER, de vários cursos e centros, fazem um trabalho de discutir a destinação de resíduos e materiais recicláveis.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade