Os cursos técnicos de Enfermagem da rede estadual de educação receberam novos equipamentos para as aulas práticas de laboratório. São materiais modernos para ajudar na formação de cerca de 3 mil alunos. A Secretaria da Educação oferece o curso em 27 escolas em várias regiões do Paraná.
Cada escola recebeu um conjunto de novos equipamentos como boneco com sensores eletrônicos que possibilitam verificar o batimento, pulso e a pressão arterial. Os alunos do Colégio Estadual São Pedro Apóstolo, em Curitiba, ficaram empolgados. "Os novos materiais enriquecem ainda mais o curso. As aulas práticas terão mais qualidade e isso é fundamental para que o professor corrija e interfira nas aulas", disse a diretora Giovana Marchiori.
O boneco simulador deixou os alunos mais confiantes para os prontos-atendimentos e nas emergências. "O boneco dá noção perfeita e temos preparação melhor para saber como agir com os pacientes", disse a aluna Michelle Belizário Gonçalves.
Leia mais:
Estados brasileiros registram falta ou abastecimento irregular de, ao menos, 12 tipos de vacinas
Saúde do homem é tema de live com médicos londrinenses em novembro
Diabetes atinge mais de 36 mil londrinenses
Atendimento a dependentes de apostas cresce sete vezes no SUS, com alta entre mulheres
"Estudar enfermagem era um sonho de criança. A área de enfermagem é bem requisitada e os alunos do colégio são bem aceitos nos hospitais. Esse material deixou o curso bem completo e está ajudando muito", destacou a aluna Sheila Cristina de Castro.
MATERIAL - Além do boneco simulador, o kit destinado às escolas tem um esqueleto humano completo, dois manequins, um modelo de sistema reprodutor masculino e feminino, modelos das fases gestacionais e modelos de pele feitos em silicone que simulam todas as camadas da epiderme humana.
O curso técnico de enfermagem tem duração de dois anos e funciona na modalidade subsequente, quando ao aluno já completou o ensino médio. Para ingressar no curso, o aluno deve ter mais de 18 anos.
Escolas estaduais que oferecem curso técnico em Enfermagem:
Arapongas – C.E. Antônio Garcez Novaes
Campina Grande do Sul – C.E. Campos Sales
Campo Mourão - C.E. Marechal Rondon
Cascavel - C.E.E.P. Pedro Boaretto Neto
Cianorte – C.E. Cianorte
Cornélio Procópio - C.E. Castro Alves
Curitiba: C.E. Guido Straube e C.E. São Pedro Apóstolo
Foz do Iguaçu - C.E. Jorge Schimmelfpfeng
Francisco Beltrão - C.E. Reinaldo Sass
Goioerê - C.E. Polivalente Goioerê
Guarapuava - C.E. Ana Vanda Bassara
Ibiporã - C.E. Antônio Iglesias
Irati - C.E. João XXIII
Ivaiporã - C.E. Barbosa Ferraz