Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Depois de explosão de casos

Curva da Covid-19 recua na Argentina, e governo altera restrições

Folhapress
09 nov 2020 às 09:26
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


O governo argentino respira momentaneamente aliviado. Com os números de novos casos de coronavírus caindo desde o dia 23 de outubro, o presidente Alberto Fernández anunciou nesta sexta-feira (6) o relaxamento das restrições para tentar combater a pandemia.

A fase de isolamento social, iniciada em 20 de março, vai ser substituída por uma de distanciamento social –que retoma atividades econômicas e sociais, mas mantém o monitoramento da situação, disse o Ministério da Saúde.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A boa notícia chegou depois de semanas, entre o fim de setembro e o começo de outubro, em que os casos se espalharam por todo o país (antes mais concentrados na região metropolitana da capital, Buenos Aires) e houve um aumento repentino de novas infecções e mortes diárias.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fitofotodermatose

BBB 24: Dermatologista alerta para riscos do contato da pele com frutas cítricas ao sol

Imagem de destaque
Alerta

Hepatites virais matam 3,5 mil pessoas por dia no mundo, afirma OMS

Imagem de destaque
Alarmante

Brasil lidera países com maior incidência de câncer de pênis, responsável por 600 amputações por ano

Imagem de destaque
Ensino Superior

Brasil tem 22 graduações avaliadas entre as melhores do mundo, aponta ranking


"A melhor explicação para esse aumento repentino é a de que as aberturas do comércio e a flexibilização da quarentena a partir de julho/agosto provocaram isso, mas ainda há contextos das províncias que é preciso olhar com atenção para entender o que ocorreu", diz à reportagem o infectologista Javier Farina, membro do conselho de assessores da Presidência para temas relacionados ao coronavírus.

Publicidade


A taxa de letalidade continua alta, com 731 mortes a cada 1 milhão, mas o número de contágios vem caindo. A cifra de infecções diárias, que chegou a mais de 18 mil em 21 de outubro, agora está na casa dos 11 mil no começo de novembro.


"Não compartilho a ideia de que a quarentena não funcionou. Nas primeiras semanas, funcionou e muito. A média de utilização das UTIs hoje é de 61%, e isso é parte do esforço de melhorar o aparato hospitalar. Depois aprendemos que não é possível fazer uma quarentena eterna", afirma Farina.

Publicidade


Para o médico, o que ocorreu na Argentina no começo de outubro pode ser considerado o pico da doença, mas é preciso estar preparado para um repique, "por volta de março ou abril". E aí, se for o caso, recorrer à quarentena novamente. "Enquanto não houver vacina eficiente, creio que a quarentena continuará sendo um instrumento útil".


De todo modo, a leitura dos números não pode ser o único indicador da gravidade da pandemia no país, que continua testando muito pouco –7% da população até aqui, contra 39% na Espanha e 51% no Reino Unido, por exemplo.

Publicidade


A Argentina fechou suas fronteiras aéreas em 20 de março, mesmo dia em que adotou uma dura quarentena nacional, em que apenas trabalhadores essenciais podiam sair de casa. No começo, funcionou, e o país foi citado entre os exemplos da região.


A partir de maio, no entanto, já havia sinais de irritação entre empresários e trabalhadores informais, insatisfeitos com o auxílio governamental.
O comportamento das pessoas, especialmente nas grandes cidades, também começou a demonstrar um desgaste, e a quarentena passou a ser desrespeitada, com muitas aglomerações clandestinas.

Publicidade


Esse incômodo se agravou, provocando manifestações. Os protestos começaram questionando a quarentena, mas acabaram abarcando outras insatisfações, como os problemas econômicos ou a decisão de realizar uma reforma do sistema judiciário.As manifestações, que têm se repetido nos fins de semana, passaram a mirar diretamente o governo argentino.


Ao mesmo tempo, aumentou, principalmente entre os jovens, o desrespeito às medidas de distanciamento social e uso de máscaras (ainda que obrigatório). Festas clandestinas se tornaram comuns.

Publicidade


Houve também desrespeito à determinação de não promover reuniões familiares –inclusive, em um casamento de judeus ortodoxos, o rabino e os noivos acabaram presos por descumprirem a lei.


Aos poucos, o governo foi flexibilizando atividades industriais, comerciais, horários de saídas recreativas e passeios com crianças. Colocou-se especial ênfase e controle, no começo, na região metropolitana de Buenos Aires, que hoje ainda tem o transporte público permitido apenas para trabalhadores essenciais e está sem previsão de retorno às aulas.Entre abril e julho, mais de 97% dos casos ocorreram na Área Metropolitana de Buenos Aires, região que engloba a capital federal e seu entorno.

Publicidade


No chamado "conurbano", que inclui a periferia da capital federal e os distritos pobres da província que o rodeiam, vivem mais de 16 milhões de pessoas e há mais de 1.800 favelas ou bairros pobres, com pouco acesso à água potável e sem possibilidades de respeitar o distanciamento social.


O agravamento da pandemia na província causou fricções políticas. Nos primeiros meses, o chefe de governo da cidade, Horacio Rodríguez Larreta, do partido do ex-presidente Mauricio Macri e pré-candidato à Presidência, quis impedir que habitantes da província fossem à cidade, para tentar deter a disseminação do vírus.


Mas grande parte dos trabalhadores de comércios da cidade vivem na província. No caso das trabalhadoras domésticas, mais de 80% delas.Calcula-se que a pandemia tenha causado a perda de 280 mil empregos na Argentina. Como o governo Alberto Fernández proibiu demissões, empresários que não aguentaram os gastos na quarentena acabaram pedindo falência.


A federalização da pandemia começou em agosto, quando Buenos Aires passou a mostrar uma concentração um pouco mais baixa, de 82% dos casos, e o total das províncias, 18%. Em outubro, a região metropolitana tinha 34%, e o resto das províncias, 66%.


Com regras de quarentena mais flexíveis por terem tido poucos casos até então, províncias muito populosas (Córdoba e Mendoza) ou com sistema de saúde mais fraco (Jujuy e Chaco) viram os números de contágios e mortes aumentarem rapidamente. Novas restrições foram tomadas, mas algumas tarde demais.


Hoje, na Argentina, existem 24 tipos de barreiras entre uma província e outra e em relação à capital federal. Para entrar e sair de cada uma delas, é preciso uma permissão diferente, concedida pelo governo do local.Algumas pedem apenas um teste recente de coronavírus, outras exigem quarentena logo que se atravessa a fronteira.Até esta quinta-feira (5), o país tinha 1.205.928 contágios e 32.520 mortes.

Nos últimos sete dias, a média de casos diários está em torno dos 10 mil."Não podemos baixar a guarda", afirmou o ministro Ginés González García.Em Buenos Aires, onde há diminuição dos casos, já estão autorizados o comércio de rua (com poucos clientes) e os shoppings (com 25% da capacidade). Também os restaurantes e bares (com 25% dentro), mais terraços e varandas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade