Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Dados divulgados

Curva de casos de Covid-19 segue em alta, enquanto marca de mil mortes por dia se mantém

Natália Cancian - Folhapress
09 jul 2020 às 09:04
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Ao mesmo tempo em que o país ainda registra aumento na média de casos pela Covid-19, a curva de mortes pela doença têm apresentado tendência de estabilidade, informou nesta quarta-feira (8) o Ministério da Saúde.

Dados apresentados pela pasta apontam aumento de 1% na média de novas mortes na última semana em comparação à anterior.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O Brasil, porém, ainda registra uma média de mais de mil mortes por dia.

Leia mais:

Imagem de destaque
Alerta

11 de abril é Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença de Parkinson: entendendo e enfrentando os desafios

Imagem de destaque
1.256 mortes pela doença

Brasil tem mais de 3 milhões de casos de dengue desde janeiro de 2024

Imagem de destaque
Ensino Superior

Brasil tem 22 graduações avaliadas entre as melhores do mundo, aponta ranking

Imagem de destaque
Fitofotodermatose

BBB 24: Dermatologista alerta para riscos do contato da pele com frutas cítricas ao sol


Segundo o secretário de vigilância, Arnaldo Correia de Medeiros, a tendência de estabilidade é verificada desde o fim de maio, mas tem ficado mais nítida nas últimas três semanas.

Publicidade


"Temos pequenas variações, mas a curva tende a se manter em um platô", diz ele, que reconhece que há um "padrão elevado" de mortes no país.


Enquanto as mortes apresentam estabilização, a curva de novos casos segue em alta.

Publicidade


Na última semana, a média diária de novos casos foi de 37.620 –a maior já registrada em relação às semanas anteriores. Já entre as duas últimas semanas, o aumento foi de 7%.


Correia, porém, diz que parte do avanço pode estar ligado à ampliação da oferta de testagem no país.

Publicidade


O cenário também muda por região.


Atualmente, Sul e Centro-oeste são as regiões que despertam maior preocupação, segundo o ministério. Dados apresentados pela pasta mostram que ambas tiveram forte aumento na média de novos casos e mortes na última semana em comparação à anterior.

Publicidade


"Fica o alerta para reforçar medidas de saúde e diagnóstico, manter ambientes ventilados, etiqueta da tosse e uso de máscara para evitar novas infecções", afirma o diretor de doenças transmissíveis, Eduardo Macário.


Enquanto isso, o Sudeste dá sinais de estabilidade –na última semana, a região teve aumento de 1% na média de novos casos e queda de 1% no total de novos óbitos.

Publicidade


Representantes do ministério, porém, dizem que é preciso verificar se essa tendência irá se manter nas próximas semanas.


Já nas regiões Norte e Nordeste, o cenário varia. A primeira tem tido queda no número de novos casos e mortes. Já a segunda teve aumento de 15% em novos casos, com mortes com sinais de estabilidade.

Publicidade


O avanço no interior é outro ponto de preocupação. "Vemos uma tendência de redução de mortes na região metropolitana, enquanto no interior vem crescendo paulatinamente", diz Correia.


Atualmente, 94% dos municípios do país já registram casos da Covid.


Metade das cidades brasileiras (51%) também já registram ao menos uma morte pela doença. Na semana passada, esse índice era de 45%.


Profissionais de saúde O ministério também divulgou dados de casos da Covid-19 registrados em profissionais de saúde.
Ao menos 173.440 profissionais de saúde já tiveram diagnóstico confirmado para a doença.


O número, no entanto, pode ser maior, já que Paraná e Espírito Santo não estão integrados ao sistema usado pela pasta para acompanhar esses dados.


Também pode haver subnotificação, já que o campo que indicava a ocupação foi incluído apenas no fim de março nas fichas usadas para registro.


Ainda de acordo com o ministério, antes de terem o diagnóstico confirmado ou descartado, 786.417 profissionais de saúde foram notificados como casos suspeitos da Covid-19, o que indica que tiveram que ser afastados temporariamente. Destes, 22% tiveram o diagnóstico confirmado.


A pasta ainda informou ter confirmado ao menos 138 mortes entre profissionais de saúde. Em junho, porém, o ministério chegou a informar 169 mortes.

Questionada, a pasta informou que havia duplicações nos registros, o que fez com que os dados fossem revisados. O ministério não informou os dados atualizados de períodos anteriores para comparação.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade