Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Dados divulgados

Curva de casos de Covid-19 segue em alta, enquanto marca de mil mortes por dia se mantém

Natália Cancian - Folhapress
09 jul 2020 às 09:04
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Ao mesmo tempo em que o país ainda registra aumento na média de casos pela Covid-19, a curva de mortes pela doença têm apresentado tendência de estabilidade, informou nesta quarta-feira (8) o Ministério da Saúde.

Dados apresentados pela pasta apontam aumento de 1% na média de novas mortes na última semana em comparação à anterior.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O Brasil, porém, ainda registra uma média de mais de mil mortes por dia.

Leia mais:

Imagem de destaque
Morador de Paiquerê

Secretaria de Saúde de Londrina confirma quinta morte por dengue na cidade

Imagem de destaque
IMUNIZAÇÃO

Anvisa aprova registro de vacina Spikevax monovalente contra a covid-19

Imagem de destaque
10 e 11 anos

Saúde: Londrina e região enfrentam baixa procura pela vacina contra a dengue

Imagem de destaque
AutieStar

Podcast sobre autismo estreia em rádio web de Londrina; confira já


Segundo o secretário de vigilância, Arnaldo Correia de Medeiros, a tendência de estabilidade é verificada desde o fim de maio, mas tem ficado mais nítida nas últimas três semanas.

Publicidade


"Temos pequenas variações, mas a curva tende a se manter em um platô", diz ele, que reconhece que há um "padrão elevado" de mortes no país.


Enquanto as mortes apresentam estabilização, a curva de novos casos segue em alta.

Publicidade


Na última semana, a média diária de novos casos foi de 37.620 –a maior já registrada em relação às semanas anteriores. Já entre as duas últimas semanas, o aumento foi de 7%.


Correia, porém, diz que parte do avanço pode estar ligado à ampliação da oferta de testagem no país.

Publicidade


O cenário também muda por região.


Atualmente, Sul e Centro-oeste são as regiões que despertam maior preocupação, segundo o ministério. Dados apresentados pela pasta mostram que ambas tiveram forte aumento na média de novos casos e mortes na última semana em comparação à anterior.

Publicidade


"Fica o alerta para reforçar medidas de saúde e diagnóstico, manter ambientes ventilados, etiqueta da tosse e uso de máscara para evitar novas infecções", afirma o diretor de doenças transmissíveis, Eduardo Macário.


Enquanto isso, o Sudeste dá sinais de estabilidade –na última semana, a região teve aumento de 1% na média de novos casos e queda de 1% no total de novos óbitos.

Publicidade


Representantes do ministério, porém, dizem que é preciso verificar se essa tendência irá se manter nas próximas semanas.


Já nas regiões Norte e Nordeste, o cenário varia. A primeira tem tido queda no número de novos casos e mortes. Já a segunda teve aumento de 15% em novos casos, com mortes com sinais de estabilidade.

Publicidade


O avanço no interior é outro ponto de preocupação. "Vemos uma tendência de redução de mortes na região metropolitana, enquanto no interior vem crescendo paulatinamente", diz Correia.


Atualmente, 94% dos municípios do país já registram casos da Covid.


Metade das cidades brasileiras (51%) também já registram ao menos uma morte pela doença. Na semana passada, esse índice era de 45%.


Profissionais de saúde O ministério também divulgou dados de casos da Covid-19 registrados em profissionais de saúde.
Ao menos 173.440 profissionais de saúde já tiveram diagnóstico confirmado para a doença.


O número, no entanto, pode ser maior, já que Paraná e Espírito Santo não estão integrados ao sistema usado pela pasta para acompanhar esses dados.


Também pode haver subnotificação, já que o campo que indicava a ocupação foi incluído apenas no fim de março nas fichas usadas para registro.


Ainda de acordo com o ministério, antes de terem o diagnóstico confirmado ou descartado, 786.417 profissionais de saúde foram notificados como casos suspeitos da Covid-19, o que indica que tiveram que ser afastados temporariamente. Destes, 22% tiveram o diagnóstico confirmado.


A pasta ainda informou ter confirmado ao menos 138 mortes entre profissionais de saúde. Em junho, porém, o ministério chegou a informar 169 mortes.

Questionada, a pasta informou que havia duplicações nos registros, o que fez com que os dados fossem revisados. O ministério não informou os dados atualizados de períodos anteriores para comparação.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade