Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Conheça a doença

De 10 transplantes de córnea no Brasil, 7 se devem ao ceratocone

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
16 abr 2018 às 15:15
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em 2017, o Brasil teve a maior demanda por transplantes de córnea dos últimos oito anos. Nos ano passado, 24,5 mil brasileiros foram registrados no banco de dados da ABTO (Associação Brasileira de Transplante de Órgão), dos quais 15,2 mil passaram pelo transplante e 9,3 mil permaneceram na fila de espera até dezembro.

De acordo com o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto o transplante de córnea voltou a crescer porque a maior parte dos brasileiros não tem a cultura da prevenção e só fazem exames oftalmológicos quando percebe que está enxergando mal. O problema é que o ceratocone, doença que atinge 110 mil brasileiros e responde por 7 em cada 10 transplantes no país, não apresenta sintomas logo no início.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O especialista explica que o ceratocone degenera, afina e incha a córnea, lente externa do olho que normalmente é esférica e passa a ter o formato de um cone. O resultado é a visão desfocada, miopia e astigmatismo", afirma. Por isso, é comum ser confundido pela população.

Leia mais:

Imagem de destaque
Aprovação dos moradores

Londrina se prepara para implementar Método Wolbachia de combate à dengue

Imagem de destaque
Ex-BBB

Linn da Quebrada anuncia pausa na carreira para tratar depressão

Imagem de destaque
Entenda

Após indiciamento de Bolsonaro, PGR pede mais apuração sobre fraude em cartão de vacina

Imagem de destaque
Doença avança

Boletim da Dengue: regional de Londrina contabiliza mais de 25 mil casos em uma semana


O ceratocone geralmente aparece na adolescência, mas pode surgir na infância ou idade adulta e provocar a deformação da face anterior ou posterior da córnea. Por isso, o mais seguro é o diagnóstico pela tomografia que faz uma análise tridimensional. "Já diagnostiquei ceratocone em estágio inicial e na face posterior da córnea de crianças que costumam ter a doença mais agressiva", pondera Neto. Os principais sinais do ceratocone são a troca frequente do grau dos óculos, grande sensibilidade à luz, queda da visão noturna e cansaço visual.

Publicidade


Cirurgias


O crosslinking é uma cirurgia ambulatorial em que se aplica radiação ultravioleta associada à vitamina B2 para aumentar a resistência da córnea em até 3 vezes. A pesquisa feita pelo médico mostra que a cirurgia interrompeu a progressão em 87% dos participantes e proporcionar um ganho de visão para 47%, embora esta não seja a principal proposta da cirurgia.

Queiroz Neto afirma que outra cirurgia indicada para que tem ceratocone escapar do transplante de córnea é o implante de anel intraestromal. O procedimento melhora a tolerância ao uso de lentes em casos de ceratocone avançado porque aplana a córnea. No estudo, 63% dos que fizeram o implante experimentaram melhora da visão. Este índice sobe para 80% quando o implante é associado ao crosslinking após um ano da cirurgia.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade