Representantes dos colegiados dos cursos de Medicina, Fisioterapia, Enfermagem e Farmácia, do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UEL, se reuniram nesta segunda-feira (28) com o reitor em exercício da UEL, Ludoviko Carnasciali dos Santos para discutir alternativas e ferramentas para estimular a doação de sangue entre os estudantes.
Também participou do encontro, na Reitoria, o diretor técnico do Hemocentro do Hospital Universitário (HU), Fausto Celso Trigo.
Entre as alternativas levantadas está a criação de um projeto piloto de formação complementar envolvendo os estudantes em palestras educativas, visitas periódicas ao Hemocentro e ao estabelecimento da doação regular. O objetivo é que a proposta cidadã seja levada a todos os cursos de graduação da UEL, alcançando mais de 13 mil alunos.
Leia mais:
Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Lula evoluiu bem à cirurgia, está estável e conversa normalmente, dizem médicos
'Presidente encontra-se bem', diz boletim médico após cirurgia de Lula
Segundo Fausto Celso Trigo, o número de doações para o Hemocentro se encontra quatro vezes menor do que o ideal, daí a importância em buscar alternativas de reposição e regularização do estoque.
Interessados colaborar com o Hemocentro podem fazer a doação de sangue de segunda a sexta-feira, das 13 às 18h30, e aos sábados, das 8 às 17h30. O endereço é Rua Cláudio Donizete Cavalieri, 162 – próximo ao HU, na zona leste de Londrina. Podem doar maiores de 18 anos, que gozem de boa saúde e que pesem acima de 52 quilos (descontar vestuário).