Repasse emergencial de recursos financeiros e autorização para a direção do Hospital Universitário repor funcionários que se aposentam ou deixam o HU por outro trabalho. São duas solicitações do deputado estadual Tercilio Turini ao Governo do Estado, com apoio dos outros dois representantes da Região Metropolitana de Londrina na Assembleia Legislativa do Paraná, Gilberto Martin e Antonio Carlos Belinati.
As indicações ao governador Beto Richa e ao secretário de Saúde do Estado, Michele Caputo Neto, foram apresentadas e aprovadas em plenário na sessão de hoje (16/09). No documento, os parlamentares alertam para o momento de dificuldade do HU pela defasagem de funcionários e déficit de caixa, com risco de redução de atendimento à população – conforme informado na semana passada pela diretora superintendente Margarida de Fátima Fernandes Carvalho.
Os deputados argumentam que são necessárias ações imediatas para enfrentamento da crise, evitando-se assim um colapso no sistema de saúde do Norte do Paraná. "O HU é o maior hospital público do Estado e além de ser referência em praticamente todas as especialidades médicas, tem importância fundamental na formação acadêmica e profissional de estudantes de diversos cursos da área de saúde da Universidade Estadual de Londrina", destaca Tercilio Turini, que já foi superintendente do HU.
Leia mais:
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
Ele acrescenta que o HU oferece à população, principalmente a de baixa renda que depende do SUS, serviços especializados não disponibilizados por outros hospitais bem como procedimentos e cirurgias de alta complexidade. "Qualquer alteração na rotina de atendimento do Hospital Universitário afeta o sistema público de saúde de toda a região, com sobrecarga em outras unidades e clínicas", afirma o deputado.
Tercilio Turini, Gilberto Martin e Antonio Carlos Belinati sugerem ao governo do Estado que garanta autonomia à direção do HU para repor funcionários das seguintes formas: convocação de aprovados em concurso público já realizados, seguindo a ordem de classificação; e preenchimento de vagas com profissionais que atendam as qualificações exigidas – quando a responsabilidade direta de contratação for do administrador do hospital.
"Confiamos no compromisso com a população do Paraná e sabemos da sensibilidade do governador e secretários para reconhecer situações de extrema gravidade, principalmente quando envolvem áreas sociais tão prioritárias com saúde e educação", ressaltam os parlamentares.