Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
#10yearschallenge

Dermatologista indica cuidados para retardar envelhecimento

Agência Estado
26 jan 2019 às 11:28

Compartilhar notícia

Shutterstock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Nas últimas semanas, a internet entrou em peso na brincadeira do #10yearschallenge, ou 'desafio dos 10 anos'. As redes sociais foram tomadas por montagens com fotos de 2009 e 2019, em que os internautas mostravam as diferenças e evoluções que tiveram ao longo de 10 anos. Um dos pontos que mais chamou atenção das pessoas foi o envelhecimento (ou não) depois de tanto tempo. A cantora Sandy, por exemplo, participou da brincadeira e postou uma foto da própria mãe, ironizando os comentários de que nunca envelhece.


Entrando na onda do desafio dos 10 anos, a equipe do E+ conversou com o dermatologista Murilo Drummond, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, e tirou todas as dúvidas sobre cuidados com a pele do rosto e os tratamentos mais eficazes no combate ao envelhecimento da pele.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O primeiro tratamento que vem em mente quando há pouca verba é a limpeza de pele. Ela deve ser feita sempre por um profissional, com intervalos de um ou dois meses, dependendo da situação da pele. Além de ser o tratamento que exige menor investimento, é o mais indicado para jovens iniciando um rotina de cuidados com a pele. "A limpeza pode ser realizada a partir da adolescência, quando as glândulas sebáceas começam a produzir sebo e 'entupir' os poros", destaca o dermatologista. Cremes com um ou mais componentes como retinol, ácido hialurônico e vitamina C também são ótimas escolhas para começar os cuidados.

Leia mais:

Imagem de destaque
Doença em alta

Brasil ultrapassa 1 milhão de casos prováveis de dengue; Paraná é o terceiro do país

Imagem de destaque
Centro e Zona Oeste

Adolescente e idosa morrem em decorrência da dengue em Londrina

Imagem de destaque
Dia da Voz

Rouquidão persistente pode ser sintoma de câncer de laringe, alerta especialista

Imagem de destaque
Idosos de 73 a 90 anos

Paraná registra mais quatro mortes pela dengue com casos no Norte e Noroeste do estado


Está buscando algo um pouco mais potente do que a limpeza de pele? O peeling pode ser uma ótima alternativa. Murilo explica que ele pode ser feito de duas maneiras: o peeling químico é mais leve e superficial, oferecendo menos riscos à pele, mas ainda assim melhorando as manchas e cicatrizes. Já o peeling físico, se associado à radiofrequência e feito com agulhas acopladas na ponteira, promete fazer um "lixamento" da pele.

Publicidade


Apesar de ser popular entre os pacientes que buscam tirar manchas da pele, o laser tem várias funções diferentes. Para corrigir a flacidez, por exemplo, atua diretamente no músculo, enquanto a luz pulsada é indicada para tratamentos de vasos. "A maioria tem recomendação de fazer de três a cinco sessões", adverte.


O tratamento de pele mais procurado para diminuir as rugas é, sem dúvidas, o botox. A toxina botulínica tem duração de quatro a seis meses e impede que as rugas fiquem marcadas para sempre na pele. Já o ácido hialurônico tornou-se queridinho dos dermatologistas nos últimos anos e já conquistou seu espaço entre os tratamentos anti-envelhecimento mais famosos do mercado. A técnica mais moderna de aplicação do ácido consiste em preencher todas as áreas da face que perdem o volume com o passar dos anos.

O dermatologista Murilo Drummond aconselha iniciar os tratamentos anti-envelhecimento a partir dos 30 anos de idade, época em que surgem os primeiros indícios. A partir daí, ele recomenda seguir com os cuidados pelo resto da vida. "Tenho pacientes entre 80 e 90 anos e nunca é tarde para se reverter algum problema ou ao menos melhorar bem o aspecto", conclui.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo