Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Viralizou na internet

Desafio da Farinha: 'brincadeira' é ainda mais perigosa durante a pandemia

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
05 mai 2020 às 20:10
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Popularizou-se recentemente pela internet o Desafio da Farinha: uma brincadeira em que uma pessoa faz perguntas (como "quem é o mais bagunceiro?”) e, a depender da resposta, leva o rosto de um dos participantes na farinha de trigo.

Com o advento da quarentena, o desafio viralizou e têm se espalhado Brasil a fora como forma de entretenimento. Apesar de parecer uma brincadeira inofensiva, não é bem assim. Especialistas alertam para os perigos envolvidos, como a aspiração de partículas de farinha que podem levar ao surgimento ou agravamento de uma doença respiratória, como explica o pneumologista do Hospital do Câncer de Londrina, Dr. Claudio Rezende.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Pode ser rinite, asma ou bronquite, pneumonia de hipersensibilidade ou ainda broncoaspiração, que leva a uma infecção aguda do pulmão”, relata.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Saúde não vai ampliar faixa etária de vacinação contra a dengue no PR

Imagem de destaque
Municípios decidem estratégias

Saúde amplia vacina contra a dengue com vencimento até 30 de abril para 4 a 59 anos

Imagem de destaque
Preocupante

Governo adia campanha de vacinação da Covid após atraso na compra de doses

Imagem de destaque
Vigilância Sanitária

Entenda o que é a Anvisa, agência que regula remédios, vacinas e comida


Segundo o médico, em tempos de coronavírus, o alerta é ainda maior, já que pessoas que não têm doença pulmonar pré-existente podem acabar desenvolvendo e, com isso, passar a fazer parte do grupo de risco. Pacientes que já possuem doenças do trato respiratório também precisam ter cuidado redobrado nesse momento.


"É importante que essas doenças estejam controladas. Quem tem asma precisa estar com as medicações bem otimizadas, quem tem uma bronquite crônica, rinite, precisa estar bem tratado e sem sintomas, para que, caso venha a desenvolver uma doença, incluindo uma infecção pelo novo coronavírus, ela não seja tão grave assim”, orienta.

E os perigos do Desafio da Farinha vão além do aspecto clínico. A "brincadeira” pode não ter um desfecho tão legal e criar mais casos de doentes respiratórios, o que, consequentemente, leva mais pessoas a buscar assistência hospitalar. Os casos mais graves podem inclusive exigir a utilização de respiradores, equipamentos tão importantes e escassos no sistema de saúde brasileiro.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade