A Autarquia Municipal de Saúde, através do departamento de Vigilância Epidemiológica, recebeu nesta quinta-feira (8), pela manhã, o laudo do Laboratório Central do Paraná (Lacen) que descarta o óbito por H1N1, em paciente da cidade de Apucarana.
A morte estava sendo investigada desde a última semana. O paciente do sexo masculino, adulto, na faixa etária de 60 anos e mais, segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), foi internado na quinta-feira (18/03) no Hospital da Providência, em Apucarana.
Durante o tratamento foi disponibilizado ao paciente o antiviral Tamiflu, medicamento indicado para o tratamento da Influenza A (H1N1), realizado o raio-x de tórax e feita a coleta para exame laboratorial. Ele faleceu no dia 29 de março, após complicações pulmonares. O exame foi encaminhado ao Laboratório Central (Lacen) para análise.
Leia mais:
Acesso à internet pode melhorar a saúde mental de pessoas acima de 50 anos, diz estudo
Hormonologia, sem reconhecimento de entidades médicas, se espalha nas redes e tem até congresso
58 milhões de vacinas da Covid vencem no estoque federal; perda nos municípios é maior
Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil é neste sábado
Durante este período, familiares que tiveram contato com o paciente foram monitorados por sete dias, seguindo orientações do protocolo do Ministério da Saúde. As notificações aos casos da nova gripe são realizadas pela Comissão Permanente de Enfrentamento da Influenza A, que mantém profissionais de plantão 24 horas para receber notificações e para prestar orientações.