O Dia de Prevenção às Lesões por Esforço Repetitivo (LER) é lembrado nesta quinta-feira (28) em todo o mundo. As lesões são doenças relacionadas ao trabalho que afetam tendões, músculos, nervos periféricos, principalmente os braços, punhos, mãos, ombro e pescoço, causando dor, perda da força, formigamento, alteração da sensibilidade, sensação de peso e inchaço, comprometendo a capacidade para realizar movimentos e trazendo grande sofrimento ao trabalhador.
As categorias profissionais que encabeçam as estatísticas são os bancários, metalúrgicos, digitadores, operadores de telemarketing, com maior incidência entre as mulheres e trabalhadores na faixa etária dos 30 aos 40 anos.
Os fatores de risco que podem desencadear a doença incluem a força excessiva dos membros superiores, repetitividade de movimentos, tarefas segmentadas e monótonas, carga excessiva de trabalho, ritmo acelerado no trabalho para garantir a produtividade, ausência de pausas durante a jornada de trabalho, exigência de horas extras, mobiliário e equipamentos inadequados que obrigam a adoção de posturas incorretas ou desconfortáveis para o corpo, aspectos relacionados à climatização, iluminação e ruídos no ambiente de trabalho.
Leia mais:
Atendimento a dependentes de apostas cresce sete vezes no SUS, com alta entre mulheres
Aumento de casos de coqueluche pode estar ligado à perda de imunidade vacinal e cobertura insuficiente
Saúde alerta para a necessidade da vacinação contra a coqueluche para conter o aumento de casos
Falta de Ozempic em farmácias leva pacientes à busca por alternativas
Também contribuem para o surgimento da LER fatores emocionais como conflitos no trabalho, inexistência de um canal de comunicação para discutir problemas relacionados ao trabalho, estresse, pressão psicológica e estilo de vida sedentário.
No Paraná
No Estado existem três centros de referência, sendo um estadual, localizado em Curitiba, responsável pela elaboração da política de Saúde do Trabalhador no Estado e planejamento das ações em Saúde do Trabalhador no âmbito estadual, outro em Londrina com abrangência de 21 municípios e ainda em Cascavel, com abrangência de 58 municípios.
A meta da Secretaria estadual da Saúde, porém, é criar outros centros para alcançar os trabalhadores de todas as 22 Regionais de Saúde do Estado.