Os cuidados com os pés representam um problema a mais para quem sofre do diabetes. O paciente pode apresentar diversas complicações, como a alteração na sensibilidade dos pés. Neste caso, a planta do pé pode ficar anestesiada. Já em outras situações, pode ocorrer o aparecimento de úlceras.
Os portadores do diabetes devem ter cuidado especial com os pés. O indicado é que o paciente diabético faça exames com certa freqüência, pois qualquer ferimento, bolha, ou corte, por mais leve que seja, deve ser examinado por um especialista. "Com a ajuda do tratamento podológico, o diabético pode viver com mais tranqüilidade. O tratamento deve ser multidisciplinar, com outros profissionais, tendo como objetivo garantir a saúde dos pés", comentou a podóloga Cinthia Cordeiro Belo, do Instituto do Pé, de Guarapuava.
Alguns cuidados simples podem auxiliar no tratamento do pé diabético. Evitar deixar os pés de molho, secar com toalha suave e mantê-los lubrificados com óleo de girassol evitam o aparecimento de complicações.
Leia mais:
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
Segundo a profissional, os pacientes que têm unhas encravadas ou muito grossas devem buscar auxílio de um profissional especializado. "Elas devem ser tratadas unicamente por um podólogo. Os tratamentos podológicos visam evitar resultados paliativos e inadequados que acabam por agravar ainda mais determinados problemas", enfatizou. Outros fatores contribuem para a boa saúde do pé diabético, como evitar andar descalço, usar meias com elástico, além de calçados com partes metálicas, costuras ou reforços que entrem em contato com a pele (com assessoria Júlio Pretto).