Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Atenção dobrada!

Dicas para garantir segurança na limpeza de bares e restaurantes

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
07 jul 2017 às 14:55
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Além da preocupação com a qualidade no atendimento e fidelização dos clientes, existe outro fator de extrema importância para quem atua no segmento de bares e restaurantes: respeitar os procedimentos de higienização específicos protegendo os alimentos que serão consumidos por milhares de pessoas por dia.

Diante deste cenário, a Abralimp (Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional) reuniu dicas sobre as características próprias que devem ser levadas em conta para que sejam alcançados bons resultados na limpeza destes ambientes. Confira:

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Assegure boas condições higiênico-sanitárias
Nos ambientes onde há manipulação de alimentos é fundamental que o estabelecimento siga as normas de limpeza e assegure que a manipulação e o preparo sejam executados em boas condições higiênico-sanitárias, evitando intoxicações. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabeleceu um regulamento técnico de boas práticas para serviços de alimentação. Segundo as normas, para evitar a contaminação dos alimentos, o local de trabalho deve ser limpo e organizado e a limpeza deve ser feita sempre ao final das atividades de trabalho, exceto em casos excepcionais. Isso sem falar na importância da higiene pessoal dos colaboradores que irão manipular diretamente os alimentos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dia do beijo

De herpes à surdez, saiba quais são os riscos do beijo

Imagem de destaque
No Brasil

Uso de canabidiol para tratar dependência de crack é melhor do que remédios convencionais, diz estudo

Imagem de destaque
Das 9h às 13h

Londrina terá ação integrada de combate à dengue neste sábado; veja os bairros

Imagem de destaque
Cardiologia

Nova diretriz orienta como medir pressão arterial dentro e fora de consultório para diagnóstico


A importância da utilização de produtos adequados
O mercado de limpeza profissional dispõe de uma gama de produtos químicos para a higienização específica deste setor. Na cozinha, fogões, chapas e coifas, por exemplo, são indicados produtos à base de hidróxido de sódio, para desincrustar gorduras carbonizadas e caramelizadas. Pisos, bancadas, paredes, superfícies e acessórios em geral podem ser limpos com detergente desengordurante. Já para a lavagem manual de talheres, pratos, copos e afins, bem como limpeza geral, o mais indicado é a utilização de detergente neutro, com pH entre 6,5 e 7,5, garantindo uma limpeza eficiente e segura para o usuário. Além disso, deve-se sempre obedecer as orientações do fabricante quanto à indicação, diluição e EPIs (Equipamentos de Proteção Individuais) necessários aos operadores.

Publicidade


Atenção às áreas críticas
O piso destes ambientes, por estar exposto ao derramamento de líquidos e gordura, é considerado uma "área crítica". Para higienização correta recomenda-se o uso de mop, carrinhos funcionais e detergentes neutros, além de desengordurantes quando necessário.


Ofereça segurança para clientes e funcionários
Outro ponto fundamental que deve ser considerado no processo de limpeza é a segurança dos clientes e funcionários. Alimentos derrubados, bem como líquidos, podem causar escorregões e acidentes. Por isso, é preciso ter velocidade para isolar a área e executar a limpeza. Os funcionários também precisam estar protegidos e atuar com todos os EPIs obrigatórios, uma vez que manipulam facas, garfos e restos de alimento.

Higienização das mãos
De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), a lavagem das mãos é uma das formas mais eficazes de evitar doenças e reduzir a propagação de germes. Por isso, recomenda-se nestes estabelecimentos o uso de bactericida na fórmula, à base de Triclosan 0,5%, que garante a perfeita higienização das mãos, evitando a contaminação cruzada, inclusive nos alimentos. A instalação de torneiras sem toque também pode ser uma das alternativas para reduzir a transmissão de infecções.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade