Um novo estudo canadense afirma que hábitos alimentares ricos em açúcar, sal e gordura, aceleram problemas de saúde como o AVC, por exemplo. Este tipo de dieta é comum em países ocidentais e é chamada pelos cientistas de "dieta da lanchonete".
A alimentação com alta quantidade de calorias pode resultar em morte precoce e maior risco de sintomas da síndrome metabólica, que consiste em várias doenças agrupadas, como a obesidade, hipertensão, altas taxas de colesterol, triglicérides e glicose.
Os pesquisadores fizeram testes em ratos, por dois meses. Durante o período, eles ofereceram vários tipos de comida aos bichos, entre elas, cupcakes, salsichas e solução com sacarose – que equivale aos refrigerantes. Também foi dado acesso livre a alimentos nutritivos, mas os roedores, assim como os humanos, preferiram consumir as guloseimas.
Leia mais:
Vacinas contra covid-19 serão enviadas aos estados até esta terça
Brasil mantém tendência de aumento de cobertura vacinal infantil, diz ministério
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Segundo o principal autor do estudo, Dale Corbett, da Fundação do Coração e AVC do Canadá, pessoas com 30 ou 40 anos estarão sofrendo de derrame cerebral em breve, devido à dieta recheada de "porcarias", ou "junk food".
(Com informações do G1)