A Secretaria Municipal de Saúde realiza uma capacitação sobre Doação de Leite e Fortalecimento de Vínculo, destinada a nutricionistas e psicólogos do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). O objetivo é estimular a doação de leite materno e o fortalecimento de vínculo entre mãe, bebê e família. A ação vai ocorrer na próxima terça-feira (23), das 13h às 17h, no auditório do Sindserv, na Rua Bélgica, 821, Jardim Igapó.
As inscrições estão abertas e sendo feitas pela Escola de Governo, no portal da Prefeitura, link – chave de inscrição DLM-2019. Foram disponibilizadas 30 vagas e o curso terá duração de quatro horas. Os ministrantes serão a coordenadora do Banco de Leite Humano de Londrina do Hospital Universitário (HU), Marcia Benevenutto, e a psicóloga Marcia Sel.
Segundo a enfermeira e coordenadora do CALMA (Comitê Municipal de Aleitamento Materno), Lilian Poli Castro, a capacitação vai abordar como os profissionais podem, no seu processo de trabalho, estimular que a mãe que amamenta doe leite materno. "Muitas mulheres acabam produzindo mais leite do que o filho necessita. Precisamos identificar essa mãe, estimular a doação e encaminhá-la aos postos de coleta de leite ou ao Banco de Leite Humano de Londrina para fazer a doação", explicou.
Leia mais:
Vacinas contra covid-19 serão enviadas aos estados até esta terça
Brasil mantém tendência de aumento de cobertura vacinal infantil, diz ministério
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
O curso antecede as ações da SMAM (Semana Mundial de Amamentação), realizada de 1 a 7 de agosto em 120 países, e o Agosto Dourado, Mês do Aleitamento Materno instituído pelo Congresso Nacional. Em Londrina, o Aleitamento Materno é um dos eixos prioritários do Projeto Londrina Mais Saudável, desenvolvido pela Diretoria de Atenção à Saúde.