Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Entenda

Dois casos da variante delta são confirmados no interior paulista

Isabela Palhares - Folhapress
16 jul 2021 às 11:07
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


Dois pacientes do interior de São Paulo foram diagnosticados com a variante delta da Covid-19. É o terceiro caso confirmado da nova cepa no estado.

Os novos casos foram confirmados em um homem, de 44 anos, que mora em Pindamonhangaba, e em uma mulher, de 30 anos, de Guaratinguetá. Os dois tiveram apenas sintomas leves, informou a Secretaria Estadual de Saúde nesta sexta (16).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A nova variante foi identificada por sequenciamento genético feito pelo Instituto Butantan. Os municípios e o governo estadual ainda estudam se houve transmissão comunitária nesses casos.
Na quarta (14), a Prefeitura de São Paulo, onde a variante foi identificada pela primeira vez no estado, confirmou que a variante delta já circula no município.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ex-BBB

Linn da Quebrada anuncia pausa na carreira para tratar depressão

Imagem de destaque
Entenda

Após indiciamento de Bolsonaro, PGR pede mais apuração sobre fraude em cartão de vacina

Imagem de destaque
Doença avança

Boletim da Dengue: regional de Londrina contabiliza mais de 25 mil casos em uma semana

Imagem de destaque
183 no Paraná

Brasil já registra 1.657 mortes por dengue desde janeiro de 2024


Segundo Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, as novas cepas têm sido "monitoradas de perto" em todo o estado para a adoção de medidas de controle de sua disseminação.

Publicidade


"São Paulo tem feito o sequenciamento genético de cerca de 6% das pessoas que testam positivo para identificar quais variantes estão circulando no estado", disse o diretor, na manhã desta sexta (16) após o instituto entregar mais 1 milhão de doses da Coronavac ao Ministério da Saúde.


O governador João Doria (PSDB), diagnosticado com Covid na quinta (15), também fez o teste de sequenciamento para investigar se foi contaminado com a nova cepa. O resultado ainda não foi concluído.

Publicidade


O vice governador Rodrigo Garcia informou que, assim como os familiares de Doria, todos os servidores e secretários que tiveram contato com o governador nos últimos dias foram testados para a Covid-19.


"Fiz o teste e ele foi negativo", disse Garcia. Outros secretários também testaram negativo para o vírus.

Publicidade


Pesquisas indicam que a variante delta apresenta nível de transmissibilidade cerca de 50% maior do que as linhagens anteriores do vírus. Os estudos também indicam que as vacinas usadas hoje contra a Covid-19 têm menor resposta neutralizante nesta cepa.


As características desta variante é que têm feito outros países, como Chile e Reino Unido, a já planejar o início de um novo ciclo vacinal em sua população. Segundo Covas, São Paulo também planeja o próximo ciclo de vacinação, ainda que não tenha conseguido imunizar toda a população adulta do estado.

Com as novas doses de Coronavac entregues ao governo federal nesta sexta, o Instituto Butantan alcança a liberação de 55,1 milhões ao Programa Nacional de imunização. O contrato prevê a aquisição total de 100 milhões de doses.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade