Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Metatarsalgia

'Dor nos pés' tem nome e pode estar ligada à sapatos inadequados

Redação Bonde com assessoria de imprensa
28 mar 2014 às 17:28

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O pé é uma estrutura complexa que é formada por músculos, numerosos ossos, ligamentos e articulações. Composto de 26 ossos é a base sólida e estável para o corpo. Os metatarsos são ossos longos e finos que ficam no meio do pé. Dores nesta região caracterizam a metatarsalgia, em forma de queimação ou pontada. Além disso, o paciente ainda pode apresentar calos onde há aumento da pressão.

Conforme a pesquisa "Os Pés Brasileiros", realizada em 2012 com mais de 26 mil pessoas, o primeiro metatarso é o segundo local que as pessoas mais sentem dor. O estudo mostra que 55% dos entrevistados se queixam dessa região. As mulheres sofrem mais com essa doença principalmente devido ao uso de calçados inadequados. 21,9% disseram usar sapatos de salto alto sempre ou muitas vezes.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Saltos muito altos e sapatos com a frente estreita (bico fino) apertam essa área em um espaço mínimo, o que dificulta o andar e resulta em desconforto no antepé. Isso acontece porque há uma forte pressão plantar", esclarece a fisioterapeuta, Alice Terçariol Correia. E reforça que a prática de atividades de alto impacto também pode resultar na patologia.

Leia mais:

Imagem de destaque
Problemas no estoque

Estados brasileiros registram falta ou abastecimento irregular de, ao menos, 12 tipos de vacinas

Imagem de destaque
Novembro azul

Saúde do homem é tema de live com médicos londrinenses em novembro

Imagem de destaque
Saiba mais

Diabetes atinge mais de 36 mil londrinenses

Imagem de destaque
Até julho, 544 atendimentos

Atendimento a dependentes de apostas cresce sete vezes no SUS, com alta entre mulheres


De acordo com a especialista, o tratamento mais indicado é o uso de palmilhas personalizadas e sapatos adequados. "A palmilha especial para esta doença visa aliviar a pressão dos metatarsos, redistribuindo o peso da área dolorida e ainda corrigir distúrbios biomecânicos que levam à queixa de dor", diz.

A doença pode ser detectada através do teste da pisada. "A avaliação é gratuita e serve para fazer uma análise completa dos pés. Com ele é possível mensurar e analisar os pontos máximos de pressão (pontos onde colocamos mais peso) nos pés parados com a utilização de um moderno scanner e em movimento com o baropodômetro computadorizado", finaliza Alice.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo