comum muitas pessoas se queixarem de dores nas costas, pois grande parte da população já sofreu ou ainda sofre com este problema. De acordo com o ortopedista, especialista em cirurgia da Coluna Vertebral, da Paraná Clínicas Planos de Saúde Empresariais, Dr. Luiz Gustavo Dal’Oglio da Rocha, existem muitos casos de dor na região das "costas", seja cervical, dorsal ou lombar, que realmente podem estar relacionadas a doenças na coluna vertebral."Porém, a grande maioria dos casos de dores nesta região tem relação com situações menos severas, como o sedentarismo, o estresse, grandes esforços, ganho de peso e outras causas relacionadas", explica.
Para reverter esta situação, buscar melhorar a postura é um bom começo para aliviar as dores. A melhora postural tem relação com a manutenção de qualidade física adequada, por isso, o alongamento e o condicionamento físico previnem vícios posturais. "Além disso, a postura tem relação com a ergonomia, principalmente no ambiente de trabalho, que deve ser avaliada pela medicina laboral", comenta Dr. Luiz Gustavo.
O ganho de qualidade física, por meio de atividades de alongamento e fortalecimento muscular pode ajudar a resolver o problema ou, pelo menos, diminuir as dores. "
Leia mais:
Hemepar faz alerta para doação de sangue antes das festas de fim de ano
Ministério da Saúde amplia de 22 para 194 serviços voltados à população trans no SUS
Um sucesso, diz médico de Lula sobre procedimento na cabeça para evitar novos sangramentos
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
É possível curar a má postura e as dores nas costas. Na maioria dos casos, estes problemas são resolvidos com medidas simples, como mudanças de hábitos e a prática de exercícios físicos adequados. Nos casos de dor intensa ou sem melhora com estas medidas o ortopedista deve ser consultado (com Lide Multimídia – Assessoria de Imprensa).