Dormir com a boca aberta é um sinal de alerta para problemas de saúde e apresenta muitos malefícios nesta prática diária, dentre eles podemos citar: problemas no crescimento, dificuldades de mastigação, dentes tortos e até contrair infecções respiratórias. É por isso que devemos verificar se estamos dormindo com a boca aberta e para isso será necessária outra pessoa observar você dormindo e ajudar nesta constatação. Quando uma criança dorme com a boca aberta é sinal que ela pode sofrer com a síndrome da respiração bucal (SRB), um transtorno que leva sérios problemas respiratórios e má formação dos dentes, além disso, sua causa pode está relacionada com desvio de septo, aumento da adenóide ou na maioria das vezes por causa das alergias e principalmente com a rinite alérgica que causa obstrução do nariz e nos faz respirar pela boca.
É importante observar se a criança tem esse hábito quando dorme e notar sua dificuldade na respiração para que o diagnóstico seja o mais rápido possível, pois o seu desenvolvimento até a fase adulta pode resultar em muitos problemas se não tratado precocemente. O tratamento para essa síndrome é composta de vários profissionais da saúde e envolve participação ativa do paciente, depende também da causa desse transtorno, mas costuma ser tratado por uma equipe especializada em conjunto, como pediatras, otorrinos, alergistas, fonoaudiólogos e ortodontistas.
Além de sérios problemas na formação dos dentes, mastigação, deglutição, respirar pela boca traz sérios riscos de infecções respiratórias, pois o nosso nariz é uma espécie de filtro que impede a passagem de microrganismos ao nosso corpo, evitando a entrada de vírus e bactérias, ou seja, respirando pela boca você leva muito facilmente esses patógenos para dentro do organismo que pode causar várias doenças, principalmente alergias de diversas naturezas, mas também ter infecções respiratórias graves.
Leia mais:
Investigação sobre desvios em compra de vacina da Covid volta ao STF, e PGR analisa em segredo
Droga injetável contra HIV é eleita descoberta de 2024 pela revista Science
Estudo sugere que consumo de chocolate amargo está ligado à redução no risco de diabetes tipo 2
Lula tem alta da UTI e passa a ter cuidados semi-intensivos no hospital
O mais importante é o seu diagnóstico o quanto antes para iniciar o tratamento com os especialistas para evitar dormir com a boca aberta, além disso, como a SRB acomete crianças pequenas é necessário que o tratamento comece bem cedo para evitar problemas futuros e garantir uma boa qualidade de vida e melhorias da saúde respiratória. Não deixe de ir ao médico e especialista, pois quanto mais cedo buscar ajuda melhor será a eficiência no tratamento!
(com informações do site Diário de Biologia)