20/04/21
PUBLICIDADE
Folha Confere

É falso que beber água a cada 15 minutos previne contra a Covid-19

Pixabay
Pixabay


Durante o mês de abril do ano passado, no início da pandemia do novo coronavírus, um texto circulou pelas redes sociais destacando que "um fator importante para não contrair o vírus é beber água de 15 em 15 minutos”. Essa "informação" foi desmentida pelos médicos na época, mas ela voltou a aparecer nos famigerados grupos de família, dessa vez com uma arte mais elaborada, como se fosse um comunicado oficial.




O texto ainda diz que "ao molhar a garganta, se o vírus estiver ali, ele irá direto para o estômago e não há bactéria ou vírus que resista ao suco gástrico”. O falso comunicado termina com "se a garganta estiver seca, o vírus vai para o esôfago e, dali, para os pulmões, onde ocorre a dificuldade em respirar. E é o que tem levado várias pessoas a óbito.”



A Folha de Londrina conversou com Walton Luiz Del Tedesco Júnior, médico infectologista que atua na Santa Casa e no Hospital Universitário de Londrina. Ele explicou os vários motivos dessa informação ser falsa.



Beber água previne a infecção?

O infectologista não viu sentido em tal "informação". Ele esclareceu que manter-se hidratado é importante para o organismo como um todo, mas não é um fator de prevenção contra a doença. "O vírus é transmitido pelas vias aéreas, por gotículas, por parte respiratória e, no momento em que ocorre o contato, não há nada que impeça a infecção”. Ele é intracelular, ou seja, se instala na célula e se replica dentro dela. "Ele não vai ficar parado esperando a água controlar para onde ele vai”. O médico ainda reforçou que o suco gástrico do estômago não mata o vírus, já que o estômago não tem nenhum papel protetor justamente pela transmissão se dar por vias aéreas.



A dificuldade em respirar é o único fator que tem levado as pessoas a óbito?

Tedesco Júnior explicou que a inflamação não é só causada pelo vírus, depende também da resposta imune do hospedeiro. Então, são vários os fatores que podem aumentar ou diminuir a inflamação. "A maior parte dos óbitos causados pela Covid-19 é por decorrência de problemas respiratórios, mas não é somente por isso. Pode ser pela falta de ar, pela parte pulmonar, mas também por outros fatores como complicações cardíacas, infarto, arritmias, embolia pulmonar. É uma doença sistêmica, pode afetar vários órgãos”.

Leia mais em: https://www.folhadelondrina.com.br/saude/beber-agua-a-cada-15-minutos-previne-contra-a-covid-19-3065579e.html



*Supervisão - Patrícia Maria Alves - editora
Ana Julia - Estagiária*
Continue lendo
Entenda

Confinamento na pandemia faz crescer casos de miopia em crianças

20 ABR 2021 às 10h23
Pandemia

Brasil ultrapassa 375 mil mortes por Covid, mostra consórcio de imprensa

20 ABR 2021 às 09h22
Vacinação

EUA liberam vacinação contra Covid para maiores de 16 anos

20 ABR 2021 às 08h28
Cuide-se!

Restrições anti-Covid mais fortes deveriam valer até o Dia das Mães, diz epidemiologista

20 ABR 2021 às 07h53
14.267 casos

Arapongas chega a 344 mortes por Covid-19

19 ABR 2021 às 23h59
1ª dose da vacina

Paraná vacinou 86% do público acima de 65 anos contra o coronavírus

19 ABR 2021 às 20h14
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados