Um novo e-mail está circulando na internet divulgando uma nota falsa do Ministério da Saúde sobre o lançamento de um suposto manual de prevenção contra a nova gripe. O e-mail traz um link chamado "Visualizar Manual de Prevenção", que quando acessado ataca o computador do usuário com vírus. O Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde não passam informações por e-mail à população.
Para evitar ser enganado por e-mails falsos com vírus, o coordenador de segurança digital da Celepar, Tarso Queiroz, dá algumas dicas que facilitam a identificação de vírus. Ele explica que uma das principais características de arquivos com vírus é que sempre que clicados solicitam a instalação de algum programa. "Além disso, ao passar o mouse no link o usuário deve atentar para o endereço exibido, que normalmente aponta para um endereço de site não oficial", explicou.
Ele recomenda ainda que o melhor ao receber um e-mail curioso, mas que gere desconfiança, é ignorá-lo e procurar obter informações nos sites oficiais ou entrar em contato com os responsáveis pelo Portal. "Além disso, é importante também utilizar um bom antivírus e ativar programas anti-spy", completa Queiroz.
Leia mais:
Hospital Zona Norte faz mutirão noturno de cirurgias eletivas em Londrina
Como ficará a dedução dos gastos com saúde após as mudanças no Imposto de Renda?
Envelhecimento da população ampliará demanda por gastos com saúde, projeta Tesouro
Denúncias contra médicos por receita de hormônios cresceram 120% em um ano, diz CFM
O secretário da Saúde, Gilberto Martin, alerta a população para que não se deixe enganar. "Recomendamos que as pessoas busquem informações sobre doença somente em sites oficiais, que são fontes seguras para se obter atualizações sobre a doença. Pedimos ainda para que este alerta seja repassado a amigos, colegas e familiares para que todos fiquem cientes deste e-mail falso", completa.
Sites recomendáveis para obter informações seguras:
www.who.int
www.opas.org.br
www.saude.gov.br
www.pr.gov.br
www.saude.pr.gov.br