Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Falta de funcionários no HC

Ebserh é a única alternativa para contratar, diz MEC

Rodrigo Batista - Redação Bonde
17 out 2013 às 15:31

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Ministério da Educação (MEC) enviou uma nota em que esclarece que a solução apontada pela pasta do governo federal para a falta de funcionários do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e demais hospitais universitários continua sendo a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

No texto, o Ministério explica que a criação da empresa "foi a solução apontada pelo Governo Federal para a necessidade de recomposição da força de trabalho dos hospitais universitários federais". A empresa ficaria responsável pela realização dos concursos públicos e recompor, dessa forma, o quadro de funcionários.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A partir da contratação da Ebserh pela universidade, segundo o MEC, a empresa inicia um processo de "caracterização do hospital, com o dimensionamento dos serviços e a necessidade de contratação de pessoal". Os funcionários, que serão concursados, terão contrato em regime de CLT (Consolidação das Leis do trabalho).

Leia mais:

Imagem de destaque
Diz InCor

75% dos fumantes de cigarro eletrônico sofrem de ansiedade, diz estudo

Imagem de destaque
Confira a pesquisa

Crise climática afeta de forma desproporcional saúde de pessoas negras e indígenas no Brasil, aponta análise

Imagem de destaque
Verão e chuvas

Brasil tem estabilidade de casos de dengue, mas especialistas alertam para aumento em breve

Imagem de destaque
Saiba mais

Acesso à internet pode melhorar a saúde mental de pessoas acima de 50 anos, diz estudo


Na UFPR, segundo informou na terça-feira (17) o reitor Zaki Akel Sobrinho, faltam cerca de 400 funcionários, em especial os da área de enfermagem - enfermeiros e técnicos de enfermagem. Entretanto, em 2012, o Conselho Universitário (Coun) da UFPR decidiu pela não adesão da instituição a Ebserh, decisão que está mantida pelo Coun.

O HC decidiu fechar 94 leitos por causa da falta de funcionários. Uma decisão da Justiça do Trabalho impediu que os contratados mantivessem o regime de horas extras, considerado abusivo. Com a decisão, haveria o fechamento de 210 dos 457 leitos do hospital. Porém, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) possibilitou que somente 94 leitos fossem fechados.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo