A Secretaria de Saúde de Londrina vai ampliar a oferta de vacinas contra a Covid-19 para toda a população com 18 anos ou mais a partir desta sexta-feira (13). Por conta do aumento no número de casos da doença, as pessoas podem procurar o imunizante em todas as Unidades Básicas de Saúde sem a necessidade de agendamento.
Diretora-geral da pasta, Rosilene Machado explica que o município tem cerca de duas mil doses disponíveis no estoque para seguir com a vacinação dos grupos prioritários e, agora, da população geral a partir dos 18 anos. A decisão de ampliar a vacinação vem do Ministério da Saúde em razão do aumento do número de casos da doença.
Em Londrina, no mês de agosto, foram confirmados 321 casos; neste mês, até a segunda-feira (9), já foram 81 positivações, número próximo ao registrado em todo o mês de julho, que teve 86 casos. Além disso, 21 pessoas morreram em decorrência da doença no ano, sendo três em agosto após uma sequência de três meses sem óbitos. O perfil, segundo ela, segue sendo de pessoas mais velhas e com comorbidades.
Leia mais:
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
Presidente Lula fará procedimento endovascular nesta quinta
Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Ela explica que as condições climáticas instáveis e o fato de a Covid-19 ser uma doença respiratória fazem com que o número de casos cresça. “Tudo isso favorece qualquer doença respiratória”, aponta.
As doses vão estar disponíveis em todos os postos de saúde da cidade, das 7h às 18h, e não é preciso agendar, apenas comparecer com a carteira de vacina e um documento com foto. Diante do cenário, a diretora reforça a importância da vacinação, que pode ser feita por qualquer pessoa acima dos 18 anos independentemente do esquema vacinal. A única orientação é de que a última dose da vacina tenha sido há mais de três meses.
Para a faixa etária a partir dos cinco anos até menores de 18 anos, a vacina só está disponível para aquelas pessoas que estão nos grupos prioritários por terem alguma comorbidade ou serem imunocomprometidas. Para as demais, ainda não há prazo para liberação.
CONTINUE LENDO NA FOLHA DE LONDRINA