Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Levantamento

Em menos de um mês, Apucarana registra 14 casos de chikungunya

Walkiria Vieira - Grupo Folha
07 abr 2021 às 20:28
- AEN-PR
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Secretaria de Saúde de Apucarana, no Norte do Paraná, está em alerta após a confirmação de 14 casos de chikungunya nas últimas semanas. De acordo com os boletins epidemiológicos da Sesa-PR (Secretaria de Estado da Saúde), dois casos positivos da doença foram registrados pelo Estado no dia 23 de março. Na semana seguinte, mais três resultados positivos passaram a fazer parte das estatísticas. O último balanço divulgado nesta terça-feira (6) pela Sesa-PR apontou mais nove casos da doença na cidade e um total de 14 confirmações.


O coordenador do setor de Endemias da Secretaria de Saúde de Apucarana, Mauro de Aguiar Almeida, afirmou que o município aguarda resultados de exames de outros sete moradores com suspeita da doença. Todos os casos, segundo ele, foram identificados no bairro Fraternidade. A chikungunya, assim como a dengue e o zika vírus, é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Como cidade-sede da 16ª Regional de Saúde, a gente coleta exames não só específicos para o diagnóstico de dengue. Nós coletamos também para arboviroses para saber qual tipo de dengue prevalece na região, se há casos de zika e de chikungunya. Assim que diagnosticamos esse caso de chikungunya fizemos uma pesquisa local no bairro e, como já se faz na dengue, também adotamos ações de bloqueio e de busca ativa com equipes de emergência do município”, explicou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ex-BBB

Linn da Quebrada anuncia pausa na carreira para tratar depressão

Imagem de destaque
Entenda

Após indiciamento de Bolsonaro, PGR pede mais apuração sobre fraude em cartão de vacina

Imagem de destaque
Doença avança

Boletim da Dengue: regional de Londrina contabiliza mais de 25 mil casos em uma semana

Imagem de destaque
183 no Paraná

Brasil já registra 1.657 mortes por dengue desde janeiro de 2024


O primeiro caso confirmado foi o de um rapaz que apresentou sintomas como dores nas articulações, febre e manchas na pele. Ele procurou o pronto atendimento do município. Após o diagnóstico, outros integrantes da família também apresentaram sintomas.

CONTINUE LENDO NA FOLHA:
Para o coordenador do setor de endemias, a doença pode estar subnotificada no Estado


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade