Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Levantamento

Em menos de um mês, Apucarana registra 14 casos de chikungunya

Walkiria Vieira - Grupo Folha
07 abr 2021 às 20:28

Compartilhar notícia

- AEN-PR
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Secretaria de Saúde de Apucarana, no Norte do Paraná, está em alerta após a confirmação de 14 casos de chikungunya nas últimas semanas. De acordo com os boletins epidemiológicos da Sesa-PR (Secretaria de Estado da Saúde), dois casos positivos da doença foram registrados pelo Estado no dia 23 de março. Na semana seguinte, mais três resultados positivos passaram a fazer parte das estatísticas. O último balanço divulgado nesta terça-feira (6) pela Sesa-PR apontou mais nove casos da doença na cidade e um total de 14 confirmações.


O coordenador do setor de Endemias da Secretaria de Saúde de Apucarana, Mauro de Aguiar Almeida, afirmou que o município aguarda resultados de exames de outros sete moradores com suspeita da doença. Todos os casos, segundo ele, foram identificados no bairro Fraternidade. A chikungunya, assim como a dengue e o zika vírus, é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Como cidade-sede da 16ª Regional de Saúde, a gente coleta exames não só específicos para o diagnóstico de dengue. Nós coletamos também para arboviroses para saber qual tipo de dengue prevalece na região, se há casos de zika e de chikungunya. Assim que diagnosticamos esse caso de chikungunya fizemos uma pesquisa local no bairro e, como já se faz na dengue, também adotamos ações de bloqueio e de busca ativa com equipes de emergência do município”, explicou.

Leia mais:

Imagem de destaque
CPI da Covid

Investigação sobre desvios em compra de vacina da Covid volta ao STF, e PGR analisa em segredo

Imagem de destaque
Eficácia de 100%

Droga injetável contra HIV é eleita descoberta de 2024 pela revista Science

Imagem de destaque
Harvard

Estudo sugere que consumo de chocolate amargo está ligado à redução no risco de diabetes tipo 2

Imagem de destaque
Novo boletim

Lula tem alta da UTI e passa a ter cuidados semi-intensivos no hospital


O primeiro caso confirmado foi o de um rapaz que apresentou sintomas como dores nas articulações, febre e manchas na pele. Ele procurou o pronto atendimento do município. Após o diagnóstico, outros integrantes da família também apresentaram sintomas.

CONTINUE LENDO NA FOLHA:
Para o coordenador do setor de endemias, a doença pode estar subnotificada no Estado


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo