Encerra na próxima quinta-feira (28) o prazo para empresas da região Sul solicitarem a adesão à campanha de vacinação contra a gripe do Serviço Social da Indústria (Sesi). No Paraná, mais de mil empresas já aderiram à campanha, que vai vacinar mais de 900 mil trabalhadores da indústria. Os interessados podem acessar o serviço junto ao Sesi de seu Estado ou pelo telefone 0800-648-0088. Empresas do Paraná podem realizar o pré-cadastro no site www.sesipr.org.br/vacinagripe.
Em 2012, o Sesi imunizou 185 mil trabalhadores no Paraná e em 2013 serão 210 mil doses de vacinas disponibilizadas para atender a demanda dos Sindicatos e das indústrias.
Para a Campanha de Vacinação contra a Gripe, o Sesi fechou uma parceria com o laboratório Sanofi Pasteur. Além da aplicação da vacina, as empresas terão orientações sobre a campanha e os efeitos da vacina. Também receberão um estudo que avaliará a redução dos casos de falta ao trabalho por causa de gripe e se houve diminuição de custos por afastamentos pela doença.
Leia mais:
Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Lula evoluiu bem à cirurgia, está estável e conversa normalmente, dizem médicos
'Presidente encontra-se bem', diz boletim médico após cirurgia de Lula
"Nossa proposta é que a vacinação se amplie nos próximos anos até alcançar a todos os trabalhadores da indústria", diz o gerente-executivo de Qualidade de Vida do Sesi Nacional, Fabrizio Machado. Em 2012, o Sesi imunizou 466 mil trabalhadores no país, pouco mais da metade do programado para este ano.
Conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), anualmente, 60% de pessoas de 20 a 59 anos contraem a gripe A (Influenza H1N1) em todo mundo. A gripe comum ataca entre 5% e 15% da população mundial e provoca 500 mil mortes por ano. O ciclo do vírus dura de sete a 14 dias. Gera às empresas afastamentos de trabalhadores e também o presenteísmo, em que o empregado vai ao trabalho, mas não consegue produzir, devido a dores e cansaço provocados pela gripe.