Lideranças da cidade se reúnem nesta terça-feira (4), em Curitiba, com o governador Beto Richa (PSDB), em busca de uma alternativa que possa viabilizar a construção pelo Estado de um novo hospital em Londrina, desta vez na região Oeste. A proposta foi discutida no sábado (1°) pela manhã, durante reunião na Câmara de Vereadores.
No encontro desta terça, as lideranças pretendem propor ao governador que o recurso de R$ 8 milhões, disponível no orçamento do Estado para 2014 e destinado à elaboração dos projetos técnicos do futuro hospital, seja utilizado na compra de um terreno particular que atenda as necessidades da obra. De olho no recurso já assegurado este ano, o deputado estadual Tercílio Turini (PPS) defende inicialmente a construção do hospital numa área de 60 mil metros, localizada na região Oeste de Londrina, atrás da Companhia Cacique de Café Solúvel, onde hoje estão instalados os barracões do antigo Instituto Brasileiro do Café (IBC).
No entanto, a negociação com o governo do Estado será necessária porque a área do IBC, segundo o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (CODEL), Bruno Veronesi, já foi solicitada pela Prefeitura de Londrina ao governo federal. No local, a atual Administração pretende a implantação de um parque industrial. Ainda segundo Veronesi, a doação da área ao município pelo governo federal pode ser anunciada nos próximos dias o que permitiria a instalação no local de uma usina de asfalto e uma indústria de fabricação de cimento, esta última líder do segmento no mercado nacional.
Leia mais:
Denúncias contra médicos por receita de hormônios cresceram 120% em um ano, diz CFM
Saiba quais doenças dão direito à isenção do Imposto de Renda
Centro de Doenças Infecciosas amplia atendimento para testes rápidos de HIV em Londrina
Saúde investiga circulação do vírus causador da Febre do Nilo no norte do Paraná
Segundo o vereador Gustavo Richa (PHS), presidente da Comissão de Seguridade do Legislativo, o encontro com o governador não descarta totalmente a possibilidade de construção da nova unidade hospitalar na área do antigo IBC. "Vamos a Curitiba conversar com o governador por sugestão do deputado Alex Canziani. No entanto, também pedimos que a Regional de Saúde traga para Londrina, ainda esta semana, os técnicos da Paraná Edificações para que façam um análise da área do IBC e avaliem se no local seria viável a implantação de um hospital", explicou o vereador.
Durante a reunião, Alex Canziani assegurou que caso o governo do Estado concorde em alterar a destinação do recurso já previsto no orçamento para a compra de uma área, a bancada de deputados do Norte do Paraná com atuação na Câmara Federal poderá apresentar uma emenda ao orçamento da União para 2015, no valor equivalente o recurso estadual, para ser destinado ao início das obras do hospital. "Se os outros deputados não participarem, eu apresento uma emenda individual", garantiu Canziani.