Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Nesta quarta

Encontro sobre violência sexual de crianças e adolescentes é realizado em Londrina

Redação Bonde com N.Com
18 mai 2016 às 16:28

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Na manhã desta quarta-feira (18), a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou um evento de mobilização e sensibilização referente ao 18 de maio "Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes". Esta é a 15ª Semana Municipal de Enfrentamento à Pedofilia, à Violência, ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-Juvenil", realizada desde 2011, em Londrina, data em que foi instituída pela lei municipal nº 11.201/2011.

Após a mesa de abertura, a programação contemplou a palestra "Exploração Sexual - De 1999 a 2015: Contextualização, Reflexões Teóricas e Percurso Profissional/Pessoal", com a doutora em Psicologia Renata Coimbra, que trouxe elementos teóricos sobre a temática, além de fornecer seu relato de experiência como documentarista dos casos acompanhados. Na sequência houve um debate.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Durante seu pronunciamento, a secretária municipal de Assistência Social, Telcia Lamônica de Oliveira, destacou a importância do debate deste assunto, em eventos como este, que contou com a presença de profissionais de diversas áreas. Ela informou o aumento do número de casos notificados de violência contra crianças e adolescentes pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS III).

Leia mais:

Imagem de destaque
Análise

Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas

Imagem de destaque
Está sob cuidados

Presidente Lula fará procedimento endovascular nesta quinta

Imagem de destaque
Ministro da comunicação

Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia

Imagem de destaque
Balanço semanal

Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná


Números - Segundo os dados apresentados, de janeiro a abril de 2015, foram notificados 69 casos novos de violências contra crianças adolescentes e, no mesmo período de 2016, foram 190 casos, o que representa um aumento de 178%. Atualmente, estão em acompanhamento pelo CREAS III 994 casos. Destes, 50% são de violência sexual e 30% de violência física. O restante se divide em negligência e violência psicológica.

Publicidade


No Município, as denúncias podem ser feitas pelo número 125, do Conselho Tutelar de Londrina, que presta atendimento 24 horas, ou no disque 100, que é o número nacional. A identidade do denunciante é preservada.


A promotora de Justiça da 6ª Vara Criminal, Suzana Lacerda, informou que atualmente há, em Londrina, 433 ações penais de violência contra crianças em andamento e 733 inquéritos de estupro de vulnerável, sendo que metade estão represados no Ministério Público. "Este número tende a aumentar, porque a partir desta quarta-feira, a 6ª Vara vai contar com mais um promotor e assim conseguiremos investigar mais casos", disse. "Também conseguiremos dar mais atenção a estes inquérito, porque a demora no desfecho dos inquéritos de violência sexual também geram a impunidade, já que o autor continua solto, praticando a violência com outras pessoas", completou.

Publicidade


Também participaram da solenidade de abertura do encontro, a coordenadora do CREAS III, Cristina Fuzumori Watarai; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Magali Batista de Almeida; a juíza da 6ª Vara Criminal do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e de Crimes contra a Criança e Adolescente, Zilda Romero; representando o Conselho Tutelar de Londrina, Juliana Gonçalves Moreno Silva e a vereadora Lenir de Assis, que representou a Câmara Municipal de Londrina.


Mais uma ação – Encerrando as atividades alusivas à Semana Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, na próxima sexta-feira (20), às 8h30, será realizada uma ação comunitária, promovida pelo Cras Norte B, no Conjunto João Paz. A ação vai envolver a participação de crianças dos Centros de Educação Infantil (CEIs) Débora Dias e Lindalva Basseto e das Escolas Municipais Aristeu dos Santos Ribas e Nara Manella, além da Unidade Básica de Saúde (UBS) João Paz.

A ação será concentrada na praça ao lado do Centro Comunitário do Conjunto João Paz, e pretende sensibilizar a população local sobre o tema, além reunir os serviços da rede intersetorial. A coordenadora do CRAS Norte B, Maria Edna Chagas Silva, informou que o ato público foi pensado a partir das discussões nas reuniões de Rede Intersetorial e sub-redes dos territórios referenciados ao Cras Norte B.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo