Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Repercussão

Entenda a intoxicação por monóxido de carbono

Patrícia Pasquini - Folhapress
02 jan 2024 às 18:14
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Na manhã de segunda (1º), quatro jovens foram encontrados mortos dentro de um carro BMW na rodoviária de Balneário Camboriú. Morreram uma jovem de 19 anos e três rapazes de 16, 21 e 24 anos.


Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

A principal suspeita da Polícia Civil de Santa Catarina é de que o grupo tenha sido vítima de uma intoxicação por monóxido de carbono (CO) -gás tóxico inodoro e incolor produzido pela combustão incompleta de qualquer substância que contenha carbono-, que vazou do motor para dentro do veículo em que estavam. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Alerta

Quedas causaram internação de mais de 34 mil crianças no Brasil em 2023

Imagem de destaque
Delivery

Vapes são vendidos no iFood e no Rappi, apesar de proibição da Anvisa

Imagem de destaque
Cuidado

São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

Imagem de destaque
Mais de 22 semanas

Norma que restringe aborto legal volta a valer após liminar ser derrubada


O caso ocorre pouco mais de três meses da morte do banqueiro cearense José Bezerra de Menezes Neto, conhecido como Binho Bezerra, 66, e sua mulher, Luciana, 62, em um condomínio de luxo em Guarujá, no litoral paulista.

Publicidade


Em julho de 2023, a intoxicação por monóxido de carbono também foi a causa da morte de um casal encontrado morto em um chalé da pousada Aroma de Jasmim, em Monte Verde, distrito de Camanducaia (MG).


O que acontece ao inalar monóxido de carbono? 


A morte por inalação de CO ocorre em minutos, principalmente se a pessoa estiver dormindo, embriagada ou em outra condição que dificulte a percepção.

Publicidade


"O monóxido de carbono inalado se liga à hemoglobina, que impede o transporte de oxigênio. Se você inala uma quantidade pequena, tem sintomas leves. Tudo depende do tempo, da exposição e da quantidade [inalada]", afirma Andrea Sette, pneumologista do Hospital São Luiz Itaim, da Rede D'Or.


Quais os sintomas da inalação? 

Publicidade


Leves:


Publicidade

- cansaço 

- sonolência 

Publicidade

- tontura 

- dor de cabeça 

Publicidade

- dor abdominal 

- vômito 

- dor no peito 

- confusão mental 

- dificuldade de concentração   

 

Graves:


- convulsões 

- alteração do estado neurológico 

- ataxia (distúrbio neurológico que causa a perda de coordenação motora) 

- arritmias cardíacas 

- isquemia do miocárdio 

- acidose metabólica 

- coma


O que se sabe até agora sobre o caso dos quatro jovens? 


O veículo onde as vítimas estavam é uma BMW em que eles estavam havia passado recentemente por uma customização no escapamento para aumentar o ronco do motor. Ainda não se sabe quem era do dono do carro.


Peritos da Polícia Civil identificaram uma perfuração entre o motor e o painel do veículo, fazendo com que o monóxido de carbono vazasse para o interior do carro onde o grupo estava. Como o ar-condicionado estava ligado e os vidros estavam fechados, o gás ficou concentrado no espaço confinado.


De acordo com o delegado Bruno Effori, responsável pelo caso, o grupo foi à rodoviária buscar uma jovem que estava chegando à cidade de ônibus. Ela relatou à polícia que, ao encontrar o grupo, eles comentaram estar com mal-estar, enjoo, vômito e tremedeira.


Segundo ela, todos estavam se sentindo mal, mas aparentemente conscientes. Resolveram, então, ficar ali por três, quatro horas, com o veículo ligado, com o ar-condicionado ligado.


"Ela [a testemunha] ficou entrando e saindo do veículo, porque ela não queria ficar ali dentro, porque estava se sentindo bem. Provavelmente foi isso que a salvou", disse Effori.


Imagem
Ex-vocalista do Skank será pai pela terceira vez
Ex-vocalista do Skank, Samuel Rosa, 57, anunciou nas primeiras horas de 2024 que será pai pela terceira vez.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade