Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Boletim semanal

Epidemia de dengue atinge 63 municípios no Paraná

Redação Bonde
09 abr 2013 às 09:02

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Cinquenta e seis por cento das cidades paranaenses já tiveram casos confirmados de dengue e 15% estão em situação epidêmica. Os dados fazem parte do boletim semanal sobre a doença divulgado nesta segunda-feira (8) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Ao todo, 225 municípios estão com casos confirmados e 63 em epidemia, sendo que 11 entraram na lista neste último informativo. São eles: Alvorada do Sul, Goioerê, Marilena, Itambé, Jesuítas, Barbosa Ferraz, Rondon, São Jorge do Ivaí, Marialva, São Pedro do Ivaí e Icaraíma.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A situação segue mais preocupante nas regiões Noroeste e Oeste, destacou a Sesa. O órgão também confirmou mais uma morte pela doença. A vítima era um homem de 84 anos, morador de Umuarama, que tinha problemas cardíacos e morreu no dia 31 de março. Com isso, o total de vítimas fatais chega a 10 em todo o Estado, desde agosto de 2012, considerado o início do ciclo epidemiológico da doença. Outras três mortes seguem sendo investigadas pelo órgão.

Leia mais:

Imagem de destaque
Até julho, 544 atendimentos

Atendimento a dependentes de apostas cresce sete vezes no SUS, com alta entre mulheres

Imagem de destaque
Análise

Aumento de casos de coqueluche pode estar ligado à perda de imunidade vacinal e cobertura insuficiente

Imagem de destaque
Novos dados

Saúde alerta para a necessidade da vacinação contra a coqueluche para conter o aumento de casos

Imagem de destaque
Escassez

Falta de Ozempic em farmácias leva pacientes à busca por alternativas


O total de casos confirmados chegou a 20.637 - 3.462 registros a mais do que o divulgado no último boletim – e a quantidade de notificações atingiu 6.294 notificações (casos suspeitos). Os municípios com o maior número de casos confirmados são Paranavaí (5.487), Peabiru (1.759) e Campo Mourão (905). Já as cidades com mais notificações são Paranavaí (8.943), Campo Mourão (3.858) e Londrina (3.115).

Publicidade


Tendência - O superintendente de Vigilância em Saúde da Sesa, Sezifredo Paz, destacou que, mesmo com o aumento das cidades em situação epidêmica, é possível verificar uma tendência de queda na incidência da doença em alguns municípios, como Peabiru e Paranavaí. Isto se deve, destaca ele, a medidas de combate e auxílio como o repasse de recursos financeiros para organizar o atendimento a pacientes, além da destinação de veículos e equipes para aplicação do fumacê. A Sesa informou que das 63 cidades com epidemia, 41 apresentaram tendência de queda.


"Sem dúvida a necessidade dos cuidados persiste, não podemos deixar de tomar as medidas de prevenção para evitar que a situação piore. Observamos que as iniciativas anunciadas estão surtindo efeito, mas ainda estamos em alerta", destacou.

Na tarde desta terça-feira (9), o Ministério da Saúde deve divulgar, por meio de uma videoconferência, um panorama da doença em todo o Brasil. (Com informações do repórter Rubens Chueire Jr., da Folha de Londrina)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo