Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Avanço da DST

Epidêmica no Brasil, casos de sífilis saltam também em Londrina

Luís Fernando Wiltemburg - Redação Bonde
20 jun 2017 às 20:53
- Fotos Públicas/Kassio Pereira/Sesa
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Doença sexualmente transmissível, mas com prevenção, diagnóstico e tratamento fáceis e baratos, a sífilis avançou entre os brasileiros, e também entre os londrinenses, nos últimos anos. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, as notificações da DST adquirida, congênita ou em gestantes chegaram a 170 nos cinco primeiros meses deste ano, contra 102 no mesmo período em 2013 – um avanço de 66,7%.

A secretaria ainda informa que, dentre todas as notificações deste ano, 67,6% são de jovens adultos (entre 18 e 39 aos) e 54%, do sexo masculino. Para o ginecologista e obstetra do Hospital Evangélico de Londrina e da Santa Casa de Cambé Jad Kaue Domene, o avanço pode indicar uma epidemia no município – em âmbito nacional, já é reconhecida a epidemia, pelo menos, desde outubro passado.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os números de Londrina seguem o que ocorre em âmbito nacional. Um boletim epidemiológico divulgado em outubro passado, no lançamento da campanha nacional de combate à DST, mostra que as notificações de sífilis adquirida (contraída no ato sexual desprotegido) cresceram 32,7% entre 2014 e 2015; a sífilis em gestantes, 20,9%; e a sífilis congênita, 19%.

Leia mais:

Imagem de destaque
Pacientes de até 12 anos

Unimed Londrina inaugura nova unidade de atendimento pediátrico 24 horas

Imagem de destaque
Entenda

Saúde não vai ampliar faixa etária de vacinação contra a dengue no PR

Imagem de destaque
Municípios decidem estratégias

Saúde amplia vacina contra a dengue com vencimento até 30 de abril para 4 a 59 anos

Imagem de destaque
Preocupante

Governo adia campanha de vacinação da Covid após atraso na compra de doses


O que provoca – ou permite – o avanço de notificações é uma ralidade multifacetada. A Secretaria Municipal de Saúde atribui, "em parte, ao aprimoramento do sistema de vigilância epidemiológica, à ampliação da distribuição de testes rápidos e à maior sensibilização das equipes de saúde, na busca de casos suspeitos de sífilis, principalmente em gestantes". A pasta salienta também "as mudanças ocorridas no comportamento sexual da população em geral, com o início cada vez mais precoce das atividades sexuais, e também à prática da atividade sexual sem a proteção adequada".


O urologista José Renato Monteiro Fabretti vê esse crescimento como resultado da "ressaca" após os novos remédios contra o HIV, além de falta de investimentos em campanhas contra DSTs nos últimos 15 anos. "A população acha que não tem nada e começa a fazer sexo sem proteção", avalia. Visão parecida tem Jad Kaue Domene, que ainda adiciona a falta de educação e o pouco acesso à saúde oferecido à maioria da população."É um contágio sexual e, se a pessoa não tem o diagnóstico, vai replicar para outros."

A preocupação com a doença é tanta que, em março deste ano, o presidente Michel Temer sancionou a lei que cria o Dia Naconal de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita – a lei estipula que todo terceiro sábado do mês de outubro será destinado a ressaltar a importância do diagnóstico e tratamento adequados, especialmente na gestante durante o pré-natal. A preocupação maior é com a gravidade dos casos em gestantes, que podem passar a bactéria Treponema pallidum para os fetos, matando-os ou trazendo sequelas permanentes.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade