Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Emergência

Equipe de UPA faz parto dentro de carro em Curitiba

Agência de Notícias da Prefeitura de Curitiba
27 mai 2014 às 09:18

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A equipe de saúde da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas do Pinheirinho, em Curitiba, viveu na noite desta segunda-feira (26) uma experiência um pouco diferente da que está acostumada no dia a dia do sistema de urgência e emergência, ao auxiliar o nascimento da pequena Karina de Freitas Ribeiro. Ela nasceu com 3,275 quilos, por volta das 19h30.

A mãe, Alires de Freitas, estava com 40 semanas de gestação e só aguardando as primeiras contrações para seguir para a Maternidade Bairro Novo, onde o parto estava programado. No final da tarde, Alires percebeu que era o momento e pediu que o marido a levasse ao hospital. O pai do bebê, Alcenir Ribeiro, contou que, apesar de estarem preparados, não deu tempo de chegar à maternidade. "Eu percebi que a criança ia nascer e acabei parando na UPA, que era mais perto".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A família mora na Caximba e estava a cerca de dois quilômetros da UPA Pinheirinho, enquanto que para chegar à Maternidade Bairro Novo, que fica no Sítio Cercado, o trajeto aumentaria para aproximadamente oito quilômetros e demoraria, no mínimo, mais 15 minutos. "Apesar do susto e da rapidez que a situação exigia, o atendimento que recebemos foi excelente, desde o pessoal da Guarda Municipal até os profissionais de saúde", comentou o pai.

Leia mais:

Imagem de destaque
Alerta

Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS

Imagem de destaque
Não disponíveis

Nísia Trindade descumpre promessa de disponibilizar medicamentos de câncer de mama no SUS

Imagem de destaque
Segundo pesquisadores

Estudo mostra correlação entre perda de músculo e maior risco de demência

Imagem de destaque
Entenda

Novos planos de saúde poderão ser cancelados com duas mensalidades atrasadas


O gerente da UPA Pinheirinho, Juliano da Paixão Custódio, afirma que, apesar de a equipe de saúde estar capacitada para atender partos normais nas UPAs, essa não é uma situação frequente. "Temos os profissionais preparados, o kit parto e a estrutura necessária para realizar os primeiros atendimentos à mãe e ao bebê, mas não é comum isso acontecer numa UPA", comentou, elogiando o trabalho da médica Camila Fernanda Carvalho Bizarra e da enfermeira obstétrica Vera Lúcia Neves Honório.

Karina nasceu ainda dentro do carro, recebeu todos os atendimentos necessários no local e foi encaminhada, pelo Samu, para a Maternidade Bairro Novo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo