Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Autoestima

Esclareça 6 dúvidas sobre calvície; problema atinge homens e mulheres

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
05 fev 2018 às 17:07
- Shutterstock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A queda de cabelo afeta a autoestima de homens e mulheres em todo o mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), com dados de 2015, metade da população masculina do planeta apresenta algum grau da disfunção nos cabelos antes dos 50 anos. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) também revelou dados sobre a queda de cabelo feminina, nos quais afirma que 30% de todas as mulheres do mundo sofrerão com algum problema relacionado à calvície após os 50 anos.

Diante das soluções milagrosas prometidas pela indústria de remédios e transplantes, o médico especialista em transplante capilar Leandro Ribeiro Mauro esclareceu algumas dúvidas daqueles que enfrentam ou têm medo de enfrentar a calvície no futuro, e também daqueles que pensam em realizar um transplante de cabelos para contornar o problema. É importante lembrar, também, que o tratamento correto e específico para cada causa pode amenizar ou evitar o problema.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Suplementos fazem com o que cabelo não caia: é preciso buscar saber a causa da calvície. Quando causada por estresse ou por falta de vitaminas, por exemplo, é possível reverter com uma dieta e suplementos, além de atividades físicas e psicoterapia.

Leia mais:

Imagem de destaque
Municípios decidem estratégias

Saúde amplia vacina contra a dengue com vencimento até 30 de abril para 4 a 59 anos

Imagem de destaque
Preocupante

Governo adia campanha de vacinação da Covid após atraso na compra de doses

Imagem de destaque
Vigilância Sanitária

Entenda o que é a Anvisa, agência que regula remédios, vacinas e comida

Imagem de destaque
Aedes avança pelo PR

Saúde confirma oito mortes por dengue em Londrina e Rolândia; confira dados do boletim


"A calvície causada por fator genético não sofre qualquer influência da dieta e da falta de vitaminas. As cápsulas ou suplementos em nada ajudarão. Esse tipo de calvície pode ser tratada efetivamente com medicamentos de uso controlado, que devem ser prescritos somente por um médico, pois há efeitos colaterais que podem ser severos em alguns indivíduos."

Publicidade


Mulher não sofre com calvície: as mulheres também podem sofrer a calvície causada por questões comportamentais, orgânicas e ambientais. O estresse, a vida agitada e os problemas podem causar uma alopecia, bem como doenças, variações metabólicas e questões hormonais.


Shampoos antiqueda "seguram" o cabelo: o cabelo cai por diversas causas e nenhuma delas pode ser reparada somente pelo shampoo. Não existe uma fórmula mágica que fará com que o cabelo que está fraco por alguma razão, em especial por doenças ou genética, permaneça no couro cabeludo. A queda de cabelo deve ser levada a sério e diagnosticada antes que seja necessário um implante ou transplante.

Publicidade


Qualquer pessoa pode fazer transplante de cabelo: a princípio sim, porém algumas pessoas não dispõem de pelos para serem retirados, ou dependendo do que o paciente espera, não é possível fazer. "Não havendo pelos necessários, é preciso preencher com implantes, que são pelos sintéticos com aspecto natural, mas que não agem como um pelo vivo, eles não crescem ou perdem cor, diferentemente de um transplante", conta o médico.


Pelo transplantado mantém comportamento de onde foi retirado: sim. Se um pelo é retirado do braço, ele mantém o crescimento e espessamento daquele local, o mesmo de qualquer outro.

Os cabelos transplantados não caem: os cabelos são retirados de áreas mais resistentes à ação dos hormônios, por isso são os últimos a cair. Na área implantada os fios irão manter essa característica da região de onde foram extraídos, ou seja, serão mais resistentes à queda. Isso não quer dizer que não caiam, mas que levam muito mais tempo para isso ocorrer, o que pode levar uma vida toda.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade