30/07/21
PUBLICIDADE
Cuidado

Especialista alerta para uso de suplementos vitamínicos

Pixabay
Pixabay


Com medo da pandemia e na tentativa de fortalecer o sistema imunológico, muitas pessoas começaram a tomar por conta própria complexos vitamínicos popularmente conhecidos como "complexos A Z”. Esses medicamentos, que são vendidos sem prescrição médica, se consumidos em excesso e sem a devida orientação, ou sem necessidade, podem trazer malefícios a saúde, causando a hipervitaminose.

De acordo com a coordenadora do curso de farmácia da Unopar e mestre em Ciências da Saúde, Ana Paula Michelin, o uso dessas vitaminas só precisa ser feito se existe déficit no organismo. "O uso desses componentes sem necessidade nem sempre traz benefícios. O ideal é realizar um exame de checkup para saber como estão os níveis de vitaminas e minerais no organismo e, com base nos resultados, o médico pode avaliar a necessidade do suplemento”, destaca. "Com o passar da idade, os níveis de vitaminas e minerais decaem normalmente, mas ainda sim é interessante verificar os níveis desses compostos antes de suplementar”, complementa.

A especialista também chama atenção para o fato de que algumas vitaminas, quando tomadas em excesso, podem sim ser prejudiciais, ao contrário do que se pensa. Por exemplo, o excesso de vitamina D pode acarretar problemas nos rins e coração. No excesso de vitamina E, apesar de rara, existe a possibilidade de hemorragias. "Para verificar como o organismo está reagindo ao suplemento, é importante monitorar o uso com exames laboratoriais. Em alguns casos, o indivíduo utiliza complexos vitamínicos, mas não melhora os níveis desses compostos no organismo. Então é essencial o acompanhamento clínico para alcançar os níveis desejados”, finaliza a professora.

Caso você não tenha nenhuma deficiência grave, a melhor saída é a reeducação alimentar, rica em frutas e legumes. Com uma alimentação balanceada é possível manter níveis satisfatórios de vitaminas e minerais.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
Continue lendo
Boletim diário

Paraná confirma mais 83 mortes e 2.274 infectados pela Covid-19

30 JUL 2021 às 15h51
Imunização

Maringá vacina população de 33 anos nesta sexta

30 JUL 2021 às 14h06
Hospital de referência

HU celebra jubileu com vídeos de memórias e logotipo especial

30 JUL 2021 às 11h15
Novas remessas esgotaram

Vacinação contra Covid está suspensa em três capitais

30 JUL 2021 às 09h44
Saiba quais são

Sintomas da Covid podem se confundir com os de gripe e resfriado

30 JUL 2021 às 09h02
Pandemia

Brasil completa 190 dias seguidos de média móvel de mortes por Covid acima de 1.000

30 JUL 2021 às 08h08
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados