Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
H5N1

Espírito Santo investiga 1º caso suspeito de gripe aviária em humano no país

- Geraldo Bubniak/AEN
Claudinei Queiroz - Folhapress
18 mai 2023 às 15:09
Publicidade
Publicidade

O Ministério da Saúde confirmou na noite desta quarta-feira (17) a investigação de um caso suspeito de gripe aviária (H5N1) em humano no país. Se confirmado, este será o primeiro.


Publicidade
Publicidade

Segundo comunicado da pasta, o paciente é um homem de 61 anos, funcionário de um parque de Vitória, Espírito Santo, onde foi encontrada uma ave com resultado positivo para a doença. Ele apresenta sintomas gripais leves e, conforme protocolo de vigilância sanitária, está em isolamento e monitorado por equipes de saúde do município.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira

Estudo mostra que Viagra pode estar associado à redução de casos de Alzheimer

Imagem de destaque
Sabia?

Como diferenciar os sintomas de dengue e de Covid, doenças em crescimento no Brasil

Imagem de destaque
Conheça os sintomas

Saiba quais são os sintomas de agravamento da dengue

Imagem de destaque
Explosão de casos

Casos graves de dengue podem causar hepatite e insuficiência renal


"A amostra do paciente suspeito e de outras 32 pessoas que também trabalham no parque estão em análise pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Espírito Santo. Após a análise, as amostras também serão enviadas para a Fiocruz, que é o laboratório de referência para o estado", informou a nota.

Publicidade


A pasta destaca que a transmissão da doença ocorre por meio de contato com aves doentes, vivas ou mortas. E, de acordo com o que foi observado no mundo, "o vírus não infecta humanos com facilidade e, quando isso ocorre, geralmente a transmissão de pessoa para pessoa não é sustentada".


Na última segunda-feira (15), os dois primeiros casos positivos de aves contaminadas pela H5N1 foram confirmados no Espírito Santo. No entanto, eram duas aves marinhas, o que não traz problemas para a produção nas granjas, embora o país perca o status de jamais ter registrado um caso da doença.


Após esses casos, o Ministério da Saúde reforçou as orientações para vigilância diante de possíveis casos suspeitos de influenza aviária em humanos.


Imagem
Londrina confirma mais três mortes provocadas pela dengue
A SMS (Secretaria Municipal de Saúde) de Londrina confirmou nesta quinta-feira (18) mais três óbitos provocados pela dengue no município.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade