Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Covid-19

Estoque de medicamentos: O desafio dos hospitais

CV Folha
10 mai 2021 às 12:45
Estoque – Belcher Farmacêutica - Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O crescente número de casos de Covid-19 trouxe para os hospitais brasileiros o desafio de manter os estoques de medicamentos para pacientes internados


Desde o início da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus, especialistas na área da saúde alertam sobre a possível escassez de insumos hospitalares para o tratamento de pacientes internados com Covid-19.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na primeira onda de casos que assolou a Europa no início de 2020, hospitais de países como Itália, França e Espanha se depararam com a falta de medicamentos e insumos, devido ao número gigantesco de pessoas que necessitaram de internação hospitalar.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Anvisa discute regulamentação de cigarro eletrônico no Brasil

Imagem de destaque
Pacientes de até 12 anos

Unimed Londrina inaugura nova unidade de atendimento pediátrico 24 horas

Imagem de destaque
Entenda

Saúde não vai ampliar faixa etária de vacinação contra a dengue no PR

Imagem de destaque
Municípios decidem estratégias

Saúde amplia vacina contra a dengue com vencimento até 30 de abril para 4 a 59 anos


Nos EUA, o sistema de saúde da cidade de Nova York esteve à beira do colapso com a falta de leitos e fármacos utilizados no processo de intubação de pacientes.

Publicidade


SEGUNDA E TERCEIRA ONDA DE COVID
Após a tomada de medidas drásticas como o fechamento de estabelecimentos e ordens de isolamento social, a diminuição dos casos fez com que alguns países do bloco europeu relaxassem as medidas restritivas, provocando a explosão de uma nova onda de pessoas infectadas, em outubro do ano passado.


No Brasil não foi diferente. Nos últimos 24 meses, o estoque de kits de intubação vem diminuindo por conta do alto volume de pacientes internados em estado grave. A indústria nacional, por sua vez, não conseguiu produzir quantidades suficientes de medicamentos e insumos para atender a demanda expressiva no país.

Publicidade


Divulgação
Divulgação - Carregamento de medicamentos e insumos hospitalares – Belcher Farmacêutica
Carregamento de medicamentos e insumos hospitalares – Belcher Farmacêutica


A FALTA DE MEDICAMENTOS HOSPITALARES
O resultado foi o caos. Nos últimos meses, as principais fabricantes e distribuidoras de medicamentos do país tiveram seus estoques esgotados. A saída foi buscar insumos no mercado internacional.


Segundo Jabez Medeiros, executivo do setor hospitalar e representante das principais exportadoras de medicamentos para o Brasil, a previsão é de que o ramo ainda irá consumir grandes volumes de insumos nos próximos meses.

Publicidade


"Estamos conseguindo suprir esta necessidade urgente, graças aos contratos pontuais que possuímos com empresas estrangeiras”, salienta Jabez.


O KIT INTUBAÇÃO
Os fármacos necessários para intubar e manter a ventilação mecânica de pacientes em unidades de terapia intensiva (UTIs) são de três classes: analgésicos, sedativos e bloqueadores neuromusculares.

Publicidade


Dentre os princípios ativos que compõe o chamado kit intubação, os mais consumidos são: Propofol, Midazolam, Fentanil, Morfina, Cetamina, Atracúrio, Rocurônio e Succinilcolina.


A medicação de pacientes intubados deve ser mantida ao longo do tratamento, o que pode durar alguns dias ou mesmo semanas, de acordo com a gravidade de cada caso.

Publicidade


A quantidade exponencial de casos, somada ao período extenso no qual os pacientes permanecem internados, tornaram-se os atuais desafios dos gestores de estoque de medicamentos hospitalares.


Divulgação
Divulgação - Caminhão carregado de medicamentos e insumos hospitalares – Belcher Farmacêutica
Caminhão carregado de medicamentos e insumos hospitalares – Belcher Farmacêutica


O ABASTECIMENTO DE MEDICAMENTOS NOS HOSPITAIS
Consultado sobre o tema, Emanuel Catori, executivo da Belcher Farmacêutica, uma das principais importadoras de medicamentos do país, citou como exemplo a crise de abastecimento de seringas que ocorreu no ano passado.

Publicidade


Catori explica que, diante do temor da escassez, a empresa era uma das únicas com condição de fornecer insumos hospitalares. "Desde aquela época até os dias atuais, nós estamos nos desdobrando para manter os estoques e garantir o fornecimento de medicamentos e insumos para a rede hospitalar. ”


Perante a situação delicada, "a empresa precisou criar soluções para facilitar a aquisição dos produtos por parte dos clientes”, complementa o executivo.


Sobre o aumento da procura por medicamentos, Jabez relata que precisou se adaptar à alta demanda: "Recebemos, em média, mais de 50 ligações de hospitais privados todos os dias, sem contar os hospitais públicos, com os quais já possuímos entregas programadas de medicamentos. Felizmente, estamos conseguindo atender a todos. ”


A corrida global pelos medicamentos hospitalares continuará até que a pandemia esteja sob controle. Até lá, gestores de estoque e abastecimento em todo o país precisarão se antecipar aos eventos, para que uma nova crise de abastecimento não ocorra.


Executivos consultados:


Jabez Medeiros – Contato: https://bit.ly/3y1r7Qv


Emanuel Catori – Executivo do setor farmacêutico.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade