Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Entenda

Estudo aponta que antiviral reduz tempo de Covid-19 em pacientes fora de hospitais

Ana Bottallo - Folhapress
23 fev 2021 às 12:30
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Uma nova pesquisa apontou a para a ação de uma droga antiviral experimental em acelerar a recuperação de pacientes não hospitalizados com Covid-19 e potencialmente diminuir a infecção comunitária, por cortar a transmissão dos contaminados para seus contatos.


Em um momento em que a vacinação já começou em mais de 70 países, mas ainda com atrasos e lacunas na disponibilidade de doses, o tratamento pode ter vantagem em diminuir a necessidade de atendimento hospitalar e, consequentemente, diminuir a carga dos sistemas de saúde.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A droga, chamada peginterferon-lambda, é feita a partir de uma proteína produzida pelo corpo diante de uma infecção viral, da mesma classe que os interferons. A função dessa enzima é ativar alguns mecanismos celulares responsáveis por matar o vírus, que agem impedindo a replicação viral.

Leia mais:

Imagem de destaque
Doença avança

Boletim da Dengue: regional de Londrina contabiliza mais de 25 mil casos em uma semana

Imagem de destaque
183 no Paraná

Brasil já registra 1.657 mortes por dengue desde janeiro de 2024

Imagem de destaque
Altitude

Palmeiras recorre a suplemento para amenizar 'viagem que Guardiola não faz'

Imagem de destaque
Saiba mais

Anvisa discute regulamentação de cigarro eletrônico no Brasil


Uma das principais causas de morte pelo coronavírus é a chamada tempestade de citocinas, causada por uma reação exacerbada do sistema imune que ataca o próprio organismo, e não o Sars-CoV-2. A peginterferon-lambda redireciona o sistema de defesa do corpo para atacar o vírus, e não os próprios órgãos.

Publicidade


Para verificar sua ação, os pesquisadores do Centro de Doenças do Fígado de Toronto, ligado à Universidade Health Network (UHN), conduziram um estudo clínico randomizado e duplo-cego de fase 2 com a droga, que foi administrada a 30 pacientes –outros 30 receberam placebo.


Os resultados foram publicados no início do mês na revista especializada Lancet Respiratory Medicine, do grupo The Lancet, a mais prestigiada revista científica da área médica.

Publicidade


Dentre os participantes do estudo, cinco necessitaram de atendimento hospitalar com sintomas respiratórios, dos quais quatro receberam o placebo e apenas um recebeu a droga.


Ainda de acordo com o estudo, os indivíduos que receberam uma única injeção de peginterferon-lambda tiveram quatro vezes mais chance de recuperação da Covid-19 nos sete dias seguintes, em comparação ao grupo placebo.

Publicidade


A quebra na cadeia de transmissão do vírus também foi reportada: oito em cada dez (79%) dos pacientes com alta carga viral -mais de 1 milhão de cópias do vírus por ml- se recuperaram da Covid após receber o tratamento, em comparação a dois em cada cinco (38%) daqueles que receberam o placebo.


"Os pacientes que foram tratados com o peginterferon-lambda eliminaram o vírus rapidamente, e o efeito foi mais pronunciado naqueles com alta carga viral. Nós também vimos uma tendência de melhora mais rápida dos sintomas respiratórios no grupo da intervenção", explica o especialista em doença de fígado e primeiro autor do estudo, Jordan Feld.

Publicidade


Embora seja uma droga experimental e o seu acesso seja limitado, os resultados são muito promissores pois não há, até o momento, nenhum tratamento para Covid-19 para pessoas que não necessitam de internação hospitalar, apenas drogas usadas durante o atendimento nas unidades de terapia intensiva que podem ajudar na recuperação dos pacientes.


As vacinas são a única ferramenta eficaz para proteger a doença daqueles que ainda não se contaminaram e podem desenvolver Covid-19 assintomática ou com sintomas leves a moderados. Por isso, Feld acredita que o potencial do peginterferon-lambda é alto, em um momento em que surgem novas variantes potencialmente mais infecciosas do vírus ou que possuem alguma vantagem sobre as vacinas e anticorpos monoclonais.

A equipe agora irá conduzir mais estudos para comprovar sua eficácia. A droga é também investigada simultaneamente em outros centros de pesquisa, como a Universidade de Harvard, a Johns Hopkins University e o Centro Médico da Universidade de Soroka, em Israel.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade