Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Índice abaixo da realidade

Estudo sugere que microcefalia antes do vírus zika foi subnotificada

Agência Estado
16 fev 2016 às 08:46

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os casos de microcefalia ocorridos antes da chegada do zika ao Brasil podem ter sido muito mais numerosos do que as ocorrências notificadas pelo Ministério da Saúde, de acordo com um estudo feito na Paraíba e publicado há 10 dias em um boletim da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O estudo, feito ao longo de quatro anos por cientistas do Círculo do Coração de Pernambuco, em parceria com a Secretaria de Saúde da Paraíba, avaliou bases de dados oficiais com informações de mais de 100 mil bebês nascidos naquele Estado.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No entanto, os registros de apenas 16 mil bebês incluíam dados sobre o peso e a circunferência do crânio - o principal indicador para a microcefalia. Os dados foram divulgados pelo jornal Folha de S.Paulo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Segundo pesquisadores

Estudo mostra correlação entre perda de músculo e maior risco de demência

Imagem de destaque
Entenda

Novos planos de saúde poderão ser cancelados com duas mensalidades atrasadas

Imagem de destaque
Tinha comorbidades

Saúde confirma morte de homem em decorrência da dengue em Cambé

Imagem de destaque
Caráter excepcional

Anvisa aprova registro do primeiro medicamento para distrofia muscular de Duchenne


De acordo com o estudo, coordenado por Sandra Mattos, a equipe esperava encontrar três ou quatro casos de microcefalia por ano, antes da chegada do vírus. Mas ao fazer uma revisão minuciosa da circunferência da cabeça dos bebês, descobriram que os números podem ser até mil vezes maiores.

Pelo estudo, até 8% dos bebês nascidos entre 2012 e 2015 se encaixavam nos critérios de diagnóstico de microcefalia. Projetando esse porcentual para todos os bebês nascidos na Paraíba, o estudo conclui que o Estado pode ter até 4 mil casos de microcefalia por ano. "Essas descobertas levantam questionamentos sobre diagnóstico e notificação", diz o estudo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo