Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Entenda a suspensão

EUA suspendem medicamentos contra covid ainda usados no Brasil

Folhapress
25 jan 2022 às 16:30
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A FDA (Food And Drug Administration) - agência reguladora dos Estados Unidos - suspendeu nesta segunda-feira (24) o uso dos medicamentos da Regeneron (casirivimabe e imdevimabe) e Eli Lilly (bamlanivimabe e etesevimabe) contra Covid-19. De acordo com a Reuters, esses coquetéis - liberados no Brasil - não funcionam contra a variante ômicron.


A agência reguladora de medicamentos não autoriza o uso dos medicamentos nos Estados Unidos, mas destacou que podem ser utilizados em determinadas regiões, caso haja eficácia contra possíveis novas variantes.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A FDA citou outros medicamentos que podem ser eficazes contra a ômicron, como os tratamentos da GlaxoSmithKline e Vir Biotechnology, além das pílulas antivirais da Pfizer e Merck & Co.

Leia mais:

Imagem de destaque
1.256 mortes pela doença

Brasil tem mais de 3 milhões de casos de dengue desde janeiro de 2024

Imagem de destaque
Ensino Superior

Brasil tem 22 graduações avaliadas entre as melhores do mundo, aponta ranking

Imagem de destaque
Fitofotodermatose

BBB 24: Dermatologista alerta para riscos do contato da pele com frutas cítricas ao sol

Imagem de destaque
Alerta

Hepatites virais matam 3,5 mil pessoas por dia no mundo, afirma OMS


Segundo a Reuters, a GlaxoSmithKline e Vir Biotechnology estão expandindo a produção da droga sotrovimab para combater o aumento de casos de infecção pela ômicron nos Estados Unidos. A FDA também aprovou uso do antiviral remdesivir da Gilea Sciences para tratar pacientes não hospitalizados com 12 anos ou mais.

Publicidade


A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) sobre a suspensão dos medicamentos nos EUA e aguarda um posicionamento.


Esses coquetéis foram aprovados pela Anvisa entre março e maio de 2021, de forma emergencial. Elas são de alto custo e têm indicação bastante limitada e precisa, sempre em pacientes com mais de 12 anos e acima dos 40 quilos que apresentam risco de se tornarem casos graves.

Publicidade


Não se tratam de remédios universais nem de tratamentos preventivos contra a Covid, sem poder para controlar a pandemia.


Em dezembro do ano passado, o UOL mostrou que, no Brasil, seis medicamentos já foram aprovados emergencialmente para o tratamento da Covid-19 pela Anvisa.

Publicidade


Na maioria dos casos, são indicados para pacientes internados em hospitais e em situações bem específicas. Em geral, os custos são mais altos e nenhum deles está disponível na rede pública.


Publicidade

De acordo com os hospitais consultados pela reportagem, o avanço da vacinação no país e, consequentemente, a redução de números de casos e mortes, diminuiu a necessidade de uso desses remédios nas instituições. Com poucos pacientes internados, não há tanta oportunidade para administrá-los.


Publicidade

A variante ômicron contamina 100 pessoas a cada três segundos no mundo. Mas, se houver um avanço da vacinação e a distribuição de doses pelo mundo, a fase aguda pandemia da Covid-19 pode acabar em 2022, com o fim da declaração de emergência sanitária global.


A declaração é do diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus que, nessa segunda-feira, abriu a reunião do Conselho Executivo da entidade com um apelo para que o mundo assuma a tarefa de colocar fim à crise nos próximos doze meses.


Para ele, existem meios de chegar a uma situação mais estável. Mas é "perigoso" ainda apostar no fim da pandemia e criticou estratégias que permitam que o vírus simplesmente circule.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade