Exames médicos produzidos em laboratórios municipais poderão ser disponibilizados na internet aos usuários. A iniciativa é do vereador Felipe Braga Côrtes (PSDB) e visa facilitar o acesso a tais resultados e diminuir, consequentemente, o fluxo de atendimento nas Unidades de Saúde para fins de impressão destes documentos.
O projeto de lei prevê que o usuário receberá, no agendamento do exame, uma senha individual para acesso online aos laudos. A medida foi solicitada pelos próprios profissionais da saúde do município de Curitiba. Lembrou o vereador Braga Côrtes que "alguns hospitais não têm acesso aos laudos laboratoriais, como por exemplo, o Hospital Evangélico e o Hospital Cajuru. O projeto possibilitará que o usuário imprima o exame disponibilizado pela Unidade de Saúde, evitando a eventual necessidade de realização de novos exames".
Ainda no entendimento do parlamentar, faz-se necessário levar em consideração a evolução tecnológica. "Grande parte da população possui acesso a rede mundial de computadores, portanto, natural que os usuários do Sistema de Saúde possam desfrutar desta vantagem. A proposição não só facilita a vida desses usuários, como está em consonância com princípios que regem a administração pública, como a economia e a celeridade dos atos", esclareceu o vereador.
Leia mais:
Brasil atingiu a marca de 672 mil pacientes que se tratam com cannabis medicinal
Deborah Blando revela que tem fibromialgia há 36 anos
Estudo aponta alta letalidade de cânceres relacionados ao tabaco
Anvisa estabelece novas regras para manipulação de implantes hormonais
(as informações são da Câmara Municipal de Londrina)