Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Parceiros de cama

Exercícios auxiliam em uma boa noite de sono, diz estudo

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
20 jun 2012 às 14:40
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Uma pesquisa recente realizada pela Universidade Federal de São Paulo, registrou que praticar alguma atividade física pode aumentar em 37% o ciclo do sono daqueles que sofrem de insônia crônica. Isso porque o organismo acostumado com a prática diária de exercícios facilita o sono prolongado em fases mais profundas,o que possibilita um descanso maior e aumento da disposição para o dia seguinte.

Segundo Rodrigo da Silva, profissional da Smart Fit Academia/Brasília, uma boa noite de sono melhora as funções cognitivas. "É preciso suar a camisa para ficar em paz com o travesseiro. O ideal é praticar exercícios moderados", afirma. Pessoas que se exercitam mais conseguem dormir melhor e ficam mais atentas durante o dia. Com a atividade física, o corpo libera endorfina, substância fundamental para dormir melhor. Dessa forma, a pessoa permanece durante mais tempo na etapa mais profunda do sono, recuperando o cansaço físico do corpo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O período de sono considerado necessário para garantir disposição e bem estar no dia seguinte é de 8 horas. Porém, para a maioria das pessoas as noites de sono duram bem menos. Quem dorme pouco, geralmente, é também mais agitado e pode apresentar sintomas de depressão. Além disso as noites mal dormidas podem trazer consequências como cansaço durante o dia, sonolência, irritabilidade, falta de atenção e até redução da memória.

Leia mais:

Imagem de destaque
Boom

Curitiba vive surto de hepatite A, e principal fonte de contaminação é sexual

Imagem de destaque
Prevenção contra doenças

Vacina do HPV em dose única é ampliada também para usuários de PrEP de 15 a 45 anos

Imagem de destaque
Detecção precoce

Início de ansiedade aos 50 anos dobra o risco para desenvolver Parkinson, diz estudo

Imagem de destaque
Cuidado e prevenção

Prevenção: frio do inverno liga alerta para aumento de casos de pneumonia e gripe


Para as boas noites de sono, Rodrigo dá dicas de exercícios que irão ajudar a aliviar os efeitos da insônia. Exercícios combinados muscular/aeróbio são bons para ter uma recuperação na hora do sono:

Publicidade


Para Pernas/Glúteos


3 séries de agachamento ou LegPress de 15 rep., logo após 2 minutos de algum aparelho de cardio.

Publicidade


Para Peitoral/Tríceps


3 séries de supino reto ouinclinado de 15 rep., repetir o intervalo com aeróbio pode ser o mesmo aparelho de cardio ou variar fica a critério do(a) aluno(a).

Publicidade


Para Costas/Bíceps


3 séries de puxada alta(costas) de15 rep., repetir o intervalo com aeróbio pode ser o mesmo aparelho de cardio ouvariar fica a critério do(a) aluno(a).


Para Abdominal

3 a 4 séries de abdominais no solocom variação(pés no chão/pés no alto/alternar os lados/alternar braços c/pernas).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade