Uma pesquisa recente realizada pela Universidade Federal de São Paulo, registrou que praticar alguma atividade física pode aumentar em 37% o ciclo do sono daqueles que sofrem de insônia crônica. Isso porque o organismo acostumado com a prática diária de exercícios facilita o sono prolongado em fases mais profundas,o que possibilita um descanso maior e aumento da disposição para o dia seguinte.
Segundo Rodrigo da Silva, profissional da Smart Fit Academia/Brasília, uma boa noite de sono melhora as funções cognitivas. "É preciso suar a camisa para ficar em paz com o travesseiro. O ideal é praticar exercícios moderados", afirma. Pessoas que se exercitam mais conseguem dormir melhor e ficam mais atentas durante o dia. Com a atividade física, o corpo libera endorfina, substância fundamental para dormir melhor. Dessa forma, a pessoa permanece durante mais tempo na etapa mais profunda do sono, recuperando o cansaço físico do corpo.
O período de sono considerado necessário para garantir disposição e bem estar no dia seguinte é de 8 horas. Porém, para a maioria das pessoas as noites de sono duram bem menos. Quem dorme pouco, geralmente, é também mais agitado e pode apresentar sintomas de depressão. Além disso as noites mal dormidas podem trazer consequências como cansaço durante o dia, sonolência, irritabilidade, falta de atenção e até redução da memória.
Leia mais:
Denúncias contra médicos por receita de hormônios cresceram 120% em um ano, diz CFM
Saiba quais doenças dão direito à isenção do Imposto de Renda
Centro de Doenças Infecciosas amplia atendimento para testes rápidos de HIV em Londrina
Saúde investiga circulação do vírus causador da Febre do Nilo no norte do Paraná
Para as boas noites de sono, Rodrigo dá dicas de exercícios que irão ajudar a aliviar os efeitos da insônia. Exercícios combinados muscular/aeróbio são bons para ter uma recuperação na hora do sono:
Para Pernas/Glúteos
3 séries de agachamento ou LegPress de 15 rep., logo após 2 minutos de algum aparelho de cardio.
Para Peitoral/Tríceps
3 séries de supino reto ouinclinado de 15 rep., repetir o intervalo com aeróbio pode ser o mesmo aparelho de cardio ou variar fica a critério do(a) aluno(a).
Para Costas/Bíceps
3 séries de puxada alta(costas) de15 rep., repetir o intervalo com aeróbio pode ser o mesmo aparelho de cardio ouvariar fica a critério do(a) aluno(a).
Para Abdominal
3 a 4 séries de abdominais no solocom variação(pés no chão/pés no alto/alternar os lados/alternar braços c/pernas).