Todos sabem a importância da higienização bucal correta e como, através dela, podemos prevenir o desenvolvimento dos mais variados tipos de doenças.
Mas será que fazemos essa higiene de forma correta? O cirurgião-dentista Fernando Buranello cita 5 passos fundamentais para se ter uma boca mais saudável.
Escove os dentes regularmente. "Devemos escovar os dentes sempre ao acordar e após cada refeição, sendo a escovação noturna importantíssima, já que durante a noite, a salivação diminui e o risco do desenvolvimento de cáries aumenta", explica o especialista.
Leia mais:
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
Escolha a escova de dente correta. "Prefira escova de cerdas retas, macias e de cabeça pequena". O cirurgião-dentista aconselha que o primeiro sinal para a troca da escova é quando as cerdas da escova começarem a ficar bagunçadas.
Não exagere na pasta dental.O dentista esclarece esse mito. "Evite cremes dentais abrasivos e ao aplicar na escova a quantidade deve ser do tamanho de uma ervilha, bem diferente do que vemos em comerciais de televisão."
Use fio dental no mínimo uma vez por dia. "O pedaço de fio que limpa uma área não pode limpar outra. Então enrole o fio no dedo assim uma área limpa irá penetrar o espaço a ser higienizado. Repita este processo para cada espaço entre os dentes", recomenda Buranello.
Prefira antissépticos sem álcool. "Cuidado com os antissépticos bucais, já que os mesmos podem conferir uma sensação de frescor mascarando uma má higienização. Apenas os utilize após a escovação", finaliza Fernando.